Hildegard Angel

Passaportes de Kim Jong-il e Kim Jong-un podem não ter sido os únicos fraudados, Itamaraty investiga

Jornal do Brasil
Hildegard Angel

Não para por aqui o episódio dos passaportes brasileiros com identidades fraudulentas de Kim Jong-il e Kim Jong-un, pai e filho. O fato levantou a lebre, possivelmente um “coelhal”, e no maior sigilo o Itamaraty está apurando fatos conexos em outros postos. 

Nosso embaixador em Myanmar, Antonio Souza e Silva, o Toni, que quando secretário da embaixada em Praga assinou os passaportes de Kim Jong-il e Kim Jong-un, pai e filho, manifestou-se a respeito pela primeira vez, em e-mail a um amigo da carreira, confirmando ser efetivamente dele a autorização dos passaportes em 1996, embora não se lembre de nada. Ele sublinhou que os documentos foram emitidos “em substituição àqueles apresentados à Embaixada, expedidos pela PF no Rio, em 1990, e que estavam por vencer...”.

É aí que dorme o perigo. Assim como a Polícia Federal expediu os passaportes dos dois coreanos do norte, pode ter expedido muitos outros. Vamos lembrar da triste passagem da derrama de mais de dois mil passaportes para chineses e coreanos, por volta dessa mesma época, sob a inspiração do deputado Roberto Cardoso Alves, o Robertão, e do delegado Romeu Tuma, canal pelo qual ingressou no país a muito mal vinda Máfia Chinesa. 

MULHERES RADICAIS

Após passar pelo Brooklyn Museum, de Nova York, a mostra “Mulheres Radicais: Art Latino-Americana”, organizada pelo Hammer Museum, de Los Angeles, chega à Pinacoteca do Estado de São Paulo, em agosto. Reúne 260 trabalhos, entre fotografias, vídeos e pinturas, de lindas como Lygia Clark, Ana Mendietta, Letícia Parente e Marta Minujin.

QUERIDAS DO MILLÔR

Encomendada ao jornalista Paulo Roberto Pires, com o aval da família, a Editora Todavia prepara a biografia completa do escritor carioca Millôr Fernandes, ex da querida Cora Rónai e da querida Marina Colasanti. 

CRIANÇAS FIRST

 Nos corredores da RedeTV é dada como certa a separação de Luciana Gimenez e Marcelo Carvalho, que têm o mais lindo fi lho do mundo, com ar de criança plenamente feliz, o que prova os bons pais que eles são. Além de haver o Lucas, filho dela com Mick Jagger, que parece um menino totalmente adaptado ao lar construído pelo casal. Tomara que essa decisão possa ser revertida com uma boa e profunda DR... Aliás, o colunista Leo Dias postou as fotos do magnífico apartamento nos Jardins, SP, que Luciana pôs agora à venda por R$ 70 milhões. E lá estão os quartos das crianças. Tudo feito com tanto carinho e capricho. De cortar o coração. 

O SENADO É POP, O SENADO É TECH

Jogo duro, placar apertado, após cinco meses em debate sobre o tema desmatamento, o STF se posicionou ao lado do agronegócio, reforçando o trabalho da bancada ruralista no Senado Federal. O julgamento de ações que questionavam parte do Código Florestal terminou esta semana. Na discussão sobre a anistia aos produtores que, até 2008, desmataram mais do que o permitido, a maioria votou pelo perdão das multas e a extinção de processos por crimes ambientais. É o Brasil dando uma marcha à ré em todas as corajosas conquistas, inclusive as ambientais. 

Só que, como diz a novela “tudo que você faz, um dia volta pra você”: o Brasil recebe no Senado, nesta quinta-feira, 8, o Fórum Mundial da Água, e precisará explicar seu posicionamento no encontro que debate a crise hídrica no país. A contradição é grande. Ambientalistas apontam para uma relação direta entre a escassez da água e o desmatamento. Ora, fauna, flora e desmatamento são temas importantes, só que, no Senado, Agro é pop, Agro é tech... O Senado anda assistindo muita campanha de televisão. 

GENTE DA ESCOLA

Chegou a hora de contar as verdadeiras histórias da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro. Estreia hoje a série da MultiRio “Gente da escola”. Dez minidocumentários na primeira pessoa cuja narrativa destaca episódios que ajudam a construir o ambiente escolar da Rede Pública Municipal. Histórias protagonizadas por diversos agentes da escola – diretor, professor, merendeiro, aluno, secretário escolar, inspetor... – ressaltando o elemento humano da rotina escolar. O primeiro programa é com a diretora Ana Rosa Dourado, da E.M. O´Higgins, de Bangu.

INCLUSIVA SÓ NO PAPEL

Aliás, as aulas já começaram, e a Prefeitura do Rio de Janeiro continua com um grande problema: alunos com deficiência permanecem sem agentes de apoio à Educação Especial. Atualmente, a rede municipal carioca conta com apenas 450 agentes. Uma conta que não fecha, diante dos 14 mil alunos matriculados com deficiência. Marcelo Crivella havia prometido na campanha que convocaria os dois mil agentes aprovados em concurso, quando assumisse, e que já no começo do mandato 900 deles estariam trabalhando. Não custa lembrar, afinal é tanta coisa...

BORBULHANTES

Ah! essas mulheres empoderadas, elas me enchem de orgulho... Vejam a médica Maria Manuela Alves dos Santos, ex-secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e ex-Presidente da Fundação Ary Frauzino... Ela recebe no dia 15, na feira de negócios South America Health Exhibition, em São Paulo, o prêmio “100 personalidades brasileiras mais influentes da saúde”,,. Seu trabalho à frente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) é referência na avaliação de hospitais... A CBA é a parceira brasileira da Joint Commission International, maior empresa verificadora de qualidade em saúde do mundo... Luana Génot é outra. Presidente do Instituto Identidades do Brasil, ela lança, em maio, durante o Congresso Nacional de Liderança Feminina, o livro “Sim à igualdade racial”, e faz conferência sobre o tema... E amanhã, Dia Internacional da Mulher as mulheres terão acesso grátis a todos os seis museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Alô, Pezão, vamos copiar?... Amanhã também Giovanna Deodato recebe em sua cobertura da Rodolfo Dantas, só mulheres, em comemoração pelo nosso dia. Almoço tradicional. O apê ferve... está voltado para as cenas midiáticas que ainda prometem muita ação. na Intervenção Federal no Rio de Janeiro, o policial civil Beto Chaves resolveu ser notícia por outro motivo... Aproveitando o centenário de Nelson Mandela (nascido em 1918), ele produziu, em parceria com Léo Santos, o documentário “Logo Ali”, que expõe o racismo “de  raiz” da África do Sul, e reflete sobre a necessidade de avanços sociais para diminuir a desigualdade econômica... No documentário de 72 minutos, Beto Chaves descobre como a nova geração sul-africana lida com o preconceito racial e a falta de oportunidades... “Logo Ali” é um filme sobre pessoas comuns e uma sociedade que engatinha em uma nova democracia... Além de policial civil, Beto já foi coordenador do Afroreggae e protagonista do “Papo de Polícia”, reality show de 2011 do canal pago Multishow...

Trailer do Filme

O fisco não endurece com o sistema bancário, mas com as artes tem sido jogo duro... Desde janeiro, comerciantes de artes que não cadastrarem atividades tornaram-se sujeitos a multas de 10 mil reais do Iphan, além de outras sanções... Com isso, beiram duas mil as empresas, do Rio e de São Paulo, já inscritas na entidade, para atenderem às normas estabelecidas, a fim de evitar lavagem de dinheiro no setor... A produção cultural anda puladinho com o Imposto de Renda, mesmo que vista farrapos... Com a maior severidade, que sempre pautou seus propósitos, Helena Severo está determinada a cumprir a metra de digitalizar, pelo menos, cinco milhões de itens do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro até o fim de dezembro, Sua gestão à frente da casa tem sido elogiada... Por falar na BN, até junho deverão ser concluídas as reformas no prédio da Rio Branco, que se estendem por sete anos, financiadas com recursos do Ministério da Cultura... Revoada carioca para Gramado no fim do mês. Carioca, paulista e, principalmente do Centro Oeste. São os convidados para a inauguração da nova ala do Kurotel, spa clínica mais premiado como Melhor do Mundo, que construiu mais um prédio, com 22 novos apartamentos e outros espaços de atividades... A curiosidade sobre o Kurotel é, que, cada estada lá, é como se fosse a primeira, pois seu corpo clínico e técnico se recicla e se atualiza sobre alimentação, fisioterapia, estética, sempre com informações de ponta, à frente do tempo e da concorrência... Também se renova a frequência... Em minha última temporada, a grande maioria era de gente do agronegócio, fazendeiros do Mato Grosso, de Goiás, do Pantanal... O dinheiro muda de mão, e o desejo de estar saudável, detox e bonito também... A primeira celebridade a descobrir o Kur foi Tônia Carrero, e a primeira a divulgá-lo junto aos amigos do Rio, inclusive a mim. Os donos do spa se tornaram seus grandes amigos, e Neusa Silveira vinha frequentemente ao Rio visitá-la, nos últimos anos. No novo prédio do Kurotel, há uma sala que homenageia Tônia, com linda foto sua, e Neusa havia mandado bordar um roupão com seu nome, quando recebeu a notícia de sua morte. Tristeza, tristeza...

           

João Antonio, o Tom 

Nasceu no berço esplêndido de uma família amorosa. 

Vejam os sorrisos dos avós maternos, o arquiteto Pedro Paranaguá e Naná. 

De avós paternos também é bem servido: dom João de Orleans e Bragança e Stella Luterbach. 

De bisavós, nem se fala. O embaixador Paulo Paranaguá e a acadêmica da moda brasileira, a imortal das bolsas, Glorinha Paranaguá.

E o príncipe aviador, dom João e dona Fátima de Orléans e Bragança. 

E neste DNA aquinhoado tem também o tio-avô, já chamado um dos mais belos do mundo, o modelo e empresário Cacá de Souza.