Jornal do Brasil

Carnaval 2017 Rio

Liesa decide que Portela dividirá o título de campeã de 2017 com a Mocidade

Jornal do Brasil

A Liesa decidiu que a Portela terá que dividir o título de campeã do grupo especial no carnaval de 2017 com a Mocidade Independente de Padre Miguel. A escola da Zona Oeste conseguiu mudar o resultado do Rio de Janeiro durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (5) na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), no Centro do Rio.

Sete escolas de samba, incluindo a Mocidade, foram a favor da divisão do campeonato. Houve cinco abstenções, incluindo a do Império Serrano, que voltou à elite dos desfiles ao vencer a Série A. A única contrária à decisão foi a Portela.

A discussão sobre a divisão do título começou no dia 20 de março, quando a Liesa divulgou as justificativas dos jurados dos quesitos conquistados pelas agremiações nos desfiles do Sambódromo, na Marques de Sapucaí. O julgador Valmir Aleixo justificou a perda de um décimo da nota no julgamento do quesito abre-alas da Mocidade.

Desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no Sambódromo
Desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no Sambódromo

Para Aleixo, faltava um destaque que considerava importante para a apresentação do enredo na avenida. O problema é que a interpretação de Aleixo se baseava em informações da primeira edição do roteiro das escolas que é distribuído pela Liesa. Na versão atualizada não constava mais a presença do destaque, retirado do enredo pela escola antes do carnaval. Com a falta da pontuação, a Mocidade se tornou vice-campeã com a diferença de um décimo.

Se a Mocidade tivesse conseguido a pontuação durante a apuração das notas seria a campeã deste ano, porque ficaria empatada com a Portela. O desempate, conforme foi anunciado no início da apuração, era o quesito Comissão de Frente, em que a Portela perdeu um décimo. Com os 30 pontos conquistados no quesito Comissão de Frente, a Mocidade sairia vencedora. 

No dia da apuração, a Portela terminou com 269,9 pontos e a Mocidade ficou com 269,8.

Da Agência Brasil