ASSINE
search button

Snapchat e Skype não respeitam privacidade, afirma Anistia

Pesquisa feita pela ONG classificou diversas plataformas

Compartilhar

O Snapchat e o Skype não tem as proteções mínimas para assegurar a privacidade de seus usuários, informou uma matéria publicada pela ONG Anistia Internacional. A falha dos serviços de mensagens instantâneas colocam em risco os direitos humanos de quem as usa, acusa a entidade. 

Já, o Messenger, do Facebook, e os serviços de mensagem da Apple, como Facetime e iMessage, foram os melhores classificados no quesito. A lista de classificação das condições de "privacy" das redes tem o intuito de analisar as empresas que usam a criptografia para proteger as mensagens e a liberdade de expressão dos usuários. 

A pesquisa revelou que só três de 11 empresas de mensagens usam a criptografia 'end-to-end', ou melhor, de ponta a ponta. Isto é, essa ferramenta garante que a mensagem será protegida até mesmo de seu desenvolvedor. Uma vez que a pessoa digita a mensagem, ela irá ser codificada até chegar ao remetente, e então, somente a ele, será entregue em texto. "Este é o requisito mínimo que as empresas deveriam adotar", critica a ONG. 

"Quem pensa que os serviços de mensagem instantânea são privados se enganam e muito: as nossas comunicações são constantemente atacadas pela cyber-criminalidade e pela espionagem do Estado.    

Os jovens são os que mais estão em risco, pois são mais propensos a compartilhar fotos e informações muito pessoais", disse Sherif Elsayed-Ali, diretor do programa "Tecnologia e direitos humanos da Anistia Internacional".    

A classificação avaliou as empresas numa escala de pontuação de 1 a 100. Messenger e Whatsapp conseguiram alcançar a pontuação mais alta, 73. Os dois aplicativos são do grupo Facebook.    

Blackberry e Snapchat ficaram com menos de 30 pontos, já a Microsoft ficou com 40 pontos por conta de seu fraco sistema de criptografia.