ASSINE
search button

Nutrólogo explica motivos para algumas pessoas terem metabolismo lento

Compartilhar

Metabolismo lento existe? Existe a possibilidade do seu organismo estar acumulando gordura com a queima de gordura menos acelerada? Segundo o médico nutrólogo Rafael Higashi, é preciso entender que todas as pessoas tem uma taxa de queima calórica ou taxa metabólica de repouso (TMR). 

Se, por exemplo, sua TMR for alta, significa que você poderá consumir mais alimentos, ou seja, mais calorias. Já ao contrário, se sua TMR for lenta, você terá que consumir menos quantidades de calorias, pois o excesso de calorias se transforma, no organismo, em gordura acumulada.  

O sobrepeso e a obesidade são o excesso de gordura acumulada em relação à massa muscular e, não propriamente ao peso. Entretanto, para um estudo estatístico é utilizado o peso dividido pela altura ao quadrado (IMC), como uma estimativa. Essa estimativa para categorizar como sobrepeso (IMC  25 a 29) e obesidade (acima de 30) muitas vezes é falha, pois um atleta com muita massa muscular pode ser classificado de acordo com o IMC com o sobrepeso ou obeso. Porém, neste caso o aumento de peso por massa muscular não tem nenhuma das complicações da obesidade. 

A TMR pode fazer com que duas pessoas com o mesmo peso, o mesmo tamanho e as mesmas características comam a mesma coisa e tenham resultados distintos. Quem tem metabolismo lento vai engordar, e quem tem o metabolismo mais acelerado não vai. Vários fatores podem influenciar na TMR, por exemplo:

- Pessoas que fazem atividade física regular (entre 4 a 5 vezes por semana) têm o metabolismo 30% acima da média. As pessoas tem a ideia errada de que o exercício físico regular somente aumenta o metabolismo durante o exercício, mas na verdade o aumento do metabolismo ainda permanece durante quase todo o dia. 

Hábitos alimentares também podem influenciar na TMR. O carboidrato é absorvido rápido e não exige muito do seu organismo para absorvê-lo. Já com a proteína o organismo tem um trabalho maior para absorvê-la, por isso aumenta a queima. Mas isto não significa que você deva comer apenas proteína, pois tudo tem um equilíbrio. Comer de 3 em 3 horas faz com que o organismo gaste mais para absorver o alimento, aumentando a TMR. Certos tipos de alimento aumentam o metabolismo, como é o caso da cafeína e do chá verde.

Quedas hormonais do envelhecimento - a mulher, por exemplo, quando entra na menopausa - é o momento em que o metabolismo também fica mais mais lento (podendo ficar até 40% mais lento), pois os hormônios femininos ajudam a aumentar a TMR e sua queda brusca, como ocorre na menopausa, prejudica a mulher na manutenção do peso. Ela continua se alimentando e se exercitando da mesma maneira, mas começa engordar. Esta é uma queixa comum quando entram na menopausa. No homem a deficiência da testosterona também causa diminuição da TMR mas, diferentemente das mulheres, sua queda hormonal é mais lenta. Por essa razão o homem vai aumentando o peso de maneira mas gradativa comparado à mulher. Uma das relações hormonais mais comentadas nos dias de hoje é a diminuição do hormônio da tireoide. É comum escutarmos que o metabolismo lento é tireoide. Às vezes pode ser verdade, mas na maioria das vezes não é. Há vários outros fatores que influenciam no metabolismo.

Para saber se seu metabolismo é rápido, normal ou lento, existe um exame simples chamado de calorimetria indireta. Através da respiração o equipamento mede as trocas gasosas dando um número que equivale à sua TMR. O resultado é o número da média que apresentou em 10 minutos. Este tipo de exame pode ser usado também em CTI para ofertar calorias de maneira mais adequada em pacientes que estão inconscientes.