ASSINE
search button

Hospital Samaritano conquista acreditação da Joint Commission International

Certificação atesta a excelência da qualidade e da segurança dos atendimentos

Compartilhar

A unidade do Hospital Samaritano de Botafogo, tradicional instituição hospitalar e referência em procedimentos de alta complexidade no Rio de Janeiro, acaba de conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI), a mais importante entidade certificadora da qualidade dos serviços de saúde no mundo.

Na prática, o certificado atesta a adoção de protocolos internacionais que reforçam a qualificação dos processos assistenciais, garantindo qualidade e segurança aos pacientes e acompanhantes. Ricardo Periard, diretor do Hospital Samaritano de Botafogo, destaca que a acreditação da JCI é um importante marco na trajetória da instituição, que, há quase 70 anos, vem aprimorando e profissionalizando sua atuação. “Trata-se do reconhecimento da excelência do atendimento prestado aos nossos pacientes, seus acompanhantes e familiares e do alto padrão de qualidade e de segurança assistencial. Nosso trabalho é norteado pelo conceito de personalização do atendimento e pelo olhar humanizado de todos os profissionais que atuam na unidade”, ressalta Periard.

Nos últimos 24 meses, durante o processo de preparação para a acreditação, os profissionais da unidade participaram de treinamentos e capacitações, que resultaram em adequações a critérios e normas internacionais destinadas especificamente para a operação de instituições hospitalares. “Com base nas diretrizes propostas no manual da JCI, processos e metodologias foram adaptados para o cenário da instituição. O objetivo é fortalecer, cada vez mais, as funções das equipes de todos os setores da unidade”, observa.

Ainda de acordo com o diretor, também foram avaliados os protocolos que envolvem qualificação profissional, adequação da gestão, atendimento assistencial e padrões técnicos e de infraestrutura. “A acreditação atesta o comprometimento dos profissionais do Samaritano com a qualidade assistencial, a inovação e a atualização técnico-científica. Todos com foco na alta resolubilidade assistencial, reafirmando a excelência da instituição como centro de referência em alta complexidade, em busca permanente por avanços e aprimoramento em serviços médico-hospitalares”, finaliza Periard.