ASSINE
search button

Últimos dias para inscrição no Prêmio Firjan de Ação Ambiental 2017

Empresas do Leste Fluminense podem cadastrar seus projetos até 31/03

Compartilhar

Estão abertas, até 31 de março (sexta-feira), as inscrições para o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2017. A iniciativa visa valorizar ações de empresas do estado do Rio que se destacam em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. O prêmio é dividido em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, Gestão de Gases de Efeito Estuda (GEEs) e Eficiência Energética, Gestão de Resíduos Sólidos e Relação com Públicos de Interesse.

A ideia é reconhecer o empenho do setor empresarial no aprimoramento de processos produtivos, na implantação de projetos socioambientais e em iniciativas que vão além das obrigações legais. Exemplos disso são projetos de produção de água de reuso, ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, logística reversa, programas de educação ambiental, entre outros. Nas edições anteriores, a iniciativa premiou 24 empresas.

Na edição passada, três empresas do Leste Fluminense foram premiadas. São elas: Laboratórios B. Braun, Construtora Fernandes Maciel e Águas de Juturnaíba.

A Laboratórios B. Braun, de São Gonçalo, ganhou o prêmio na categoria a Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética por um projeto na sede de Guaxindiba, onde foi incorporado o conceito de construção sustentável, integrando aspectos funcionais com ambientes abertos, com o aproveitamento máximo das condições de iluminação, ventilação natural e da orientação solar. A medida gerou para a empresa uma redução de consumo de 40% em iluminação nos ambientes internos e de 35% nos ambientes externos.

Na categoria Gestão de Água e Efluentes, a Construtora Fernandes Maciel desenvolveu um sistema de reuso de águas e aproveitamento pluvial, em Niterói. O sistema reduziu a demanda de água em 50% e o lançamento de esgotos.

A Águas de Juturnaíba, de Araruama, venceu na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, com um projeto de logística reversa aplicada a resíduos de uma estação de tratamento de esgoto. Com a iniciativa mais de 547 toneladas de resíduos deixaram de ser depositadas anualmente em aterros sanitários, o que gerou uma economia de mais de R$ 390 mil para a empresa.

Podem participar empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro.

Inscrições e regulamento: www.firjan.com.br/acaoambiental

Mais informações: [email protected].