ASSINE
search button

Dez sintomas de câncer que a maioria das pessoasignora

Compartilhar

Todos os dias milhares de pessoas no mundo recebem o tão temido diagnóstico de diferentes tipos de câncer, infelizmente, em sua maioria, quando já estão em etapas avançadas. Porém, alguns sintomas que, às vezes podem parecer comuns, são um sinal de alerta para a doença.

Marcelo Bragança, Traumatologista Especialista em Oncologia Ortopédica e cirurgia de sarcoma, e coordenador de onco-ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro,aponta 10 sintomas do câncer que a maioria das pessoas ignora, mas que podem ser a chave para a descoberta precoce da doença.

1. Dores frequentes nas juntas

Segundo o especialista, dores nas juntas é um dos sintomas do câncer nos ossos, se ela está frequente em você não custa dar uma olhadinha. “Já dores de cabeça podem não ser um tumor no cérebro, mas é sempre bom avaliar de perto e mais profundamente. Muitos cânceres de ovário foram diagnosticados após dores persistentes no abdômen, bem como dores no peito como câncer de pulmão”, explica Bragança.

2. Emagrecimento sem motivação

Tanto o emagrecimento quanto ganho de peso repentino também podem estar associados a alguma doença.

3. Tosse frequente

As tosses frequentes podem ser algum tipo de alerta. O ideal é procurar um especialista. Mesmo pessoas não fumantes podem desenvolver câncer de faringe, laringe e pulmão. 

4. Cansaço sem causa aparente

De acordo com Marcelo Bragança, a vida corrida pode nos levar a indisposição, porém é imprescindível procurar um especialista quando isso se tornar frequente, pois pode ser um sinalizador de leucemia, câncer no sangue.

5.Manchas escuras e sardas que mudam de cor e tamanho

Manchas escuras e diferentes sobre a pele precisam ser examinadas, pois a doença pode ser detectada justamente por estas manchas.

6. Corrimentos com ou sem sangue

Sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser câncer do colo do útero e endométrio. Procure o ginecologista ao menos uma vez ao ano.

7. Dor nos olhos que persiste

“A dor no olho, um sinal muitas vezes de cansaço, pode ser confundido com câncer nos olhos. Se sua dor persistir, procure um especialista”, alerta o cirurgião.

8. Icterícia   

Facilmente encontrada nos bebês, a Icterícia é o amarelamento da pele, das mucosas e dos olhos. Quando aparece em adultos, pode ser sinal de problemas no fígado ou vias biliares, inclusive o câncer.

9. Rouquidão

Segundo o oncoortopedista, a rouquidão pode ser o indicador de um tipo de câncer. “Ela pode ser iniciada com o inchaço das cordas vocais ocasionado por algum problema mais grave ou comprometimento do nervo por um câncer de pulmão”, diz.

10. Diarreias e sangramento

“O intestino doente também provoca sintomas mudando o hábito intestinal da pessoa. Faça exames preventivos, cuide da alimentação, pratique exercícios físicos e leve uma vida saudável, essa é a melhor forma de prevenir doenças”, diz o especialista.