ASSINE
search button

'Le Monde': Governo dos EUA quer identificar mais de um milhão de visitantes de site anti-Trump

Compartilhar

O governo dos Estados Unidos procura obter informações sobre todos os visitantes de um site crítico de Donald Trump, diz matéria publicada nesta quarta-feira (16) pelo Le Monde. 

Segundo a reportagem um mandado foi apresentado pelo Ministério da Justiça em 17 de Julho no Dreamhost, empresa que hospeda o disruptj20.org website ( "perturbar 20 de janeiro"), criado para organizar eventos paralelos durante a cerimônia de inauguração do 45º presidente dos Estados Unidos. 

O pedido de identificação é direcionado a cerca de 1,3 milhões de usuários que teriam visitado o site e visa obter seu endereço de IP, dia e hora de sua visita.

Monde ressalta que o endereço IP pode permitir que o governo obtenha a identidade do usuário. Dreamhost esta reivindicação no tribunal seus direitos e tornou a ação pública em 14 de agosto.

Um pedido "alarmante"

"Esta informação pode ser usada para identificar quem entrou no site para exercitar e expressar a sua liberdade de expressão política protegido pela Constituição", escreveu a empresa em seu site, chamando o pedido do governo de "alarmante "

"Um exemplo de abuso de poder por parte do governo. "

"Eu não vejo nenhuma justificação legítima" no pedido do Governo, reagiu Mark Rumold, advogado da Electronic Frontier Foundation, uma ONG americana que defende liberdades digitais.

> > Le Monde