ASSINE
search button

Trudeau urge tornar 'realidade' Acordo de Paris sobre clima

Compartilhar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fez nesta terça-feira um chamado aos países que assinaram o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas para garantir que este pacto histórico se torne "realidade".

"Depende de nós fazer com que este acordo se torne realidade", disse Trudeau em um discurso no Parlamento francês que lhe rendeu aplausos.

"Nossos dois países estão unidos em suas ambições para lutar contra as mudanças climáticas, inclusive enquanto buscamos um crescimento sustentável para nossas economias", acrescentou Trudeau no último dia de sua visita de dois dias à França.

"Em ambos os lados do Atlântico estamos fazendo investimentos sem precedentes em tecnologias limpas e infraestrutura verde, estimulando o crescimento e criando bons empregos de classe média", assegurou.

Em uma alusão implícita à decisão do presidente americano, Donald Trump, de se retirar do Acordo de Paris, Trudeau chamou a abordar os riscos do aquecimento global por meio de uma "ação global".

Trudeau também defendeu o acordo de livre-comércio entre União Europeia e Canadá (CETA), que ainda deve ser ratificado pelos parlamentos dos países-membros do bloco, incluindo a França.

O CETA "vai mais longe que qualquer outro acordo comercial no mundo", disse, assegurando que é um "exemplo sobre a proteção dos direitos das pessoas, sobre o meio ambiente e a mobilidade dos cidadãos".

O acordo entrou em aplicação de forma provisória no fim do ano passado. Alguns legisladores franceses já advertiram que não o ratificarão.

js/meb/es/db