ASSINE
search button

Furacão Bud se fortalece perto da costa do Pacífico mexicano

Compartilhar

O furacão Bud continua a ganhar força no oceano Pacífico frente à costa do oeste do México e alcançou, nesta terça-feira (12), categoria 4 (de 5) na escala Saffir-Simpson - informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Por volta das 9h (horário de Brasília), Bud se encontrava 545 km ao sul-sudeste do turístico balneário de Cabo San Lucas, no estado da Baixa Califórnia Sul, com ventos de 215 km/h e rajadas de 260 km/h, indica o último informe do SMN.

Estima-se que o fenômeno meteorológico perca força nas próximas horas, enquanto mantém seu deslocamento para noroeste, até tocar terra sexta-feira em Cabo San Lucas. Nesse momento, já deve ter-se rebaixado para tempestade tropical.

Bud está gerando ondas elevadas, com entre 3 a 5 metros de altura na costa de Michoacán, Colima e Jalisco (oeste). Tempestades intensas estão previstas para toda a faixa oeste do país.

"Recomenda-se à população situada nas zonas dos estados com previsão de chuva, vento e fortes ondas, assim como à navegação marítima, que reforcem suas precauções e atendam às recomendações emitidas pelas autoridades", ressaltou o SMN, que mantém "zona de vigilância de Manzanillo, até Cabo Corrientes, Jalisco".

yo/jhb/lda/tt