Ciência e Tecnologia

Brasileiro de 8 anos, o mais jovem  escritor premiado pela NASA, tem encontro na ONU

Jornal do Brasil

João Paulo Guerra Barrera, o mais jovem escritor bilíngue do mundo e o mais jovem premiado em um concurso mundial pela NASA, será recebido nesta quarta-feira (11) pela Secretária Geral da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, na sede da ONU em Nova Iorque. 

Em seu segundo livro, intitulado "Morando no espaço - Living In Space", lançado em março deste ano, o jovem autor aborda, de maneira lúdica, temas relacionados à sustentabilidade, compatíveis com a agenda ONU 2030, o que motivou o convite.

Para João Paulo, trabalhar a questão da sustentabilidade é primordial, sempre utilizando a educação e a tecnologia como ferramentas para mudar o mundo. "A educação combinando inovação, criatividade e diversão podem conceder conquistas incríveis. Não importa a idade, o essencial é a vontade de realizar os seus sonhos", diz.

Também na ONU, ele também encontrará o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Manuel de Oliveira Guterres, para quem entregará uma carta pedindo que o Português seja incluído como língua oficial na ONU.

Nos Estados Unidos, ele terá ainda agenda dia 12 no consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, onde será recebido pelo Embaixador e Cônsul-geral Enio Cordeiro. No mesmo dia, irá à BEA - Brazilian Endowment for the Arts (Biblioteca Brasileira de Nova Iorque), onde fará uma doação de seus livros bilíngues. No sábado (14), ele estará em Nova Jersey, no Mantena Global Care, uma organização comunitária que ajuda a comunidade de baixa renda e os imigrantes latinos da cidade de Newark (NJ) e áreas adjacentes, para onde também levará seus livros.

Seu novo livro, "Morando no espaço - Living In Space", terá um estande na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, que acontece de 3 a 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na qual João Paulo também é o embaixador da visitação escolar. Nomeado Embaixador do NASA Science Days no Brasil, o evento ganhará uma Edição Especial dentro da Bienal Internacional do livro de SP. Com um Mega Stand, intitulado Morando no Espaço, o objetivo é divulgar a importância da ciência, tecnologia aeroespacial, engenharia e matemática, além de contar com uma exposição exclusiva de objetos que já estiveram no espaço e mostrar como é o dia-dia dos astronautas.

Nos 10 dias da Bienal, a expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas visitem a feira, que é a maior da América Latina. Do total desse público, estima-se que 25% sejam crianças.

O livro Morando no Espaço também esteve presente na Feira Internacional do Livro Infantil em Bolonha dos dias 25 a 29 de março, na Feira Literária de Londres nos dias 10 a 12 de abril; Ele estará ainda na Feira Internacional do Livro em Frankfurt nos dias 10 a 14 de outubro e na Feira Internacional do Livro Infantil em Xangai na China entre os dias 25 e 29 de novembro.

Sobre João Paulo Guerra Barrera

Com apenas 8 anos de idade, João Paulo Guerra Barrera já tem dois livros publicados e detém o título de escritor bilíngue mais novo do mundo, com os livros "No mundo da Lua e dos planetas – In the world of the Moon and the planets", lançado em 2016, e também Morando no espaço - Living in Space", lançado em março deste ano. Aos seis anos de idade ele venceu o NASA AMES Space Settllement Contest, concurso mundial da NASA para jovens com até 18 anos. Foi o mais jovem da história a ganhar o concurso.

Em janeiro, ele foi nomeado Embaixador do NASA Science Days no Brasil. Ele também promove palestras em escolas, congressos dentro e fora do Brasil, ressaltando a importância da leitura, da educação e a consciência sustentável entre os jovens e crianças. Com isso, pouco a pouco tem se tornado referência na luta por uma educação melhor para jovens e crianças.

Em junho, ele esteve em Boston, onde foi palestrante no MIT (Massachusetts Institute of Technology) - uma das mais conceituadas universidades americanas - no encerramento da Conferência Mundial do ensino promoção e manutenção do Português como língua de herança.

Na ocasião, ele também se encontrou com a Consul e Embaixadora Geral do Brasil em Boston, Gilvânia Maria de Oliveira, grande incentivadora de projetos educacionais promovidos por brasileiros. João Paulo participou ainda da abertura do Focus Brasil Boston, um evento multidisciplinar e multimídia dedicado aos mais variados temas e aspectos da presença internacional do Brasil e das comunidades brasileiras no exterior.