ASSINE
search button

Contagem regressiva: sonda da Nasa está a ponto de revolucionar nossa noção sobre Sol

Compartilhar

Na quinta-feira (9), a Nasa anunciou que finalizou todos os preparativos para lançar no dia 11 de agosto a sonda espacial Parker Solar Probe, que se aproximará do Sol como nenhuma outra.

Segundo a agência espacial, o dispositivo, que decolará da plataforma de lançamento de Cabo Canaveral (Flórida, EUA), viajará através da atmosfera do Sol, a "somente" 6,2 milhões de quilômetros da superfície solar, a uma distância "sete vezes mais próxima" do que qualquer outra nave.

A sonda Parker Solar Probe voará pela primeira vez até a capa mais extrema da atmosfera solar, conhecida como coroa, para ampliar os conhecimentos sobre a origem e evolução do vento solar. O objetivo principal da missão é revelar como a energia e o calor se movem através da coroa e o que acelera o vento solar.

O dispositivo realizará investigações científicas em meio a calor e radiação extremos. Entretanto, será protegida pelo escudo composto de carbono de quase 12 centímetros para suportar temperaturas de 1.377 graus Celsius.

Segundo a Nasa, a "histórica" missão da Parker Solar Probe "revolucionará a nossa percepção sobre o Sol" e "dará à humanidade observações mais próximas da estrela".

>> Sputnik