ASSINE
search button

Após adiamento, Nasa lança sonda em direção ao sol

Compartilhar

Após adiar a operação por 24h, a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) lançou na madrugada deste domingo (12) a sonda espacial Parker Solar Probe em direção ao sol.    

A decolagem do foguete Delta-IV Heavy, que carregava o dispositivo, aconteceu às 3h31 (horário local) da plataforma de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida.    

Pouco menos de uma hora após o lançamento, a Nasa confirmou que a espaçonave havia se separado com sucesso e que a sonda havia sido liberada no espaço.    

A operação ocorre um dia depois de uma tentativa fracassada, quando um alarme de última hora fez a agência perder sua janela de tempo de 65 minutos.    

Após sete anos de missão, Parker Solar Probe será o veículo que chegará mais próximo do sol, uma distância de 6 milhões de quilômetros, com o objetivo de mergulhar diretamente na atmosfera externa da coroa solar, onde as temperaturas atingem picos de 1377º C. Os dados do veículo prometem desvendar mistérios de longa data sobre o comportamento do Sol que vão ajudar a detalhar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas. A operação vai durar cerca de três meses.    

Esta é a primeira nave espacial a receber o nome de uma pessoa viva - o astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que descreveu pela primeira vez o vento solar em 1958.