ASSINE
search button

SOS museus do Rio

Compartilhar

A revelação de que a Casa de Cultura Laura Alvim está permitindo comercialização de obras de arte em seu espaço é só a ponta do iceberg da grave crise que atravessam os museus do Rio. Não é de hoje que a Superintendência de Museus do estado vem fechando todos os museus que tinha, como Antonio Parreiras, Marquesa de Santos, Carmen Miranda e Casa de Oliveira Vianna. O MIS é aquilo que todos conhecemos. É um bom projeto, que pelo visto finalmente será finalizado e que abrigará o acervo de Carmen. A Casa de Marquesa de Santos foi fechada depois de anunciado que abrigaria o Museu da Moda. Muito dinheiro foi gasto com consultorias e viagens. Muita energia foi gasta por uma equipe comprometida liderada por Luiza Marcier. O projeto depois foi arquivado. E o Museu do Ingá, em Niterói, segue aberto a meia boca. Para lá são enviadas todas as coleções com as quais o governo não sabe ou não quer lidar, como se fosse um depósito. A guarda dessas peças é outro angu de caroço. O Ingá é um palácio histórico que, para piorar, não tem ar-condicionado nem nas salas de exposição. Em janeiro a visita ali costuma ser uma delícia.

The Globe


O Professor Tarcísio foi o vitorioso, Índio da Costa se mostrou o mais equilibrado, Garotinho foi o Garotinho de sempre e, na ausência de Romário, Eduardo Paes o que mais apanhou ontem no debate entre os candidatos ao governo promovido pelo concorrente. A convergência das opiniões era de que o banho que Garotinho deu no primeiro debate, Tarcísio deu no segundo.

Todo pimpão


Índio da Costa pode não ter tido o destaque do Professor Tarcisio, mas saiu do debate com a sensação de que teve boa performance na polarização com Eduardo Paes. Tanto que, na despedida, sussurrou um comentário ao pé da orelha do ex-prefeito: “Só não te dou um beijo agora porque vão dizer que estávamos jogando combinados”.

Tu quoque, fili


O “Juiz” Wilson Witzel levou um cartão amarelo do TRE. Muito esperto, registrou seu nome de urna como Wilson Ex-Juiz Witzel. Ganhou uma intimação da Justiça Eleitoral para que altere o registro para seu nome civil.

App store 1


Para qualquer problema a solução hoje em dia parece ser um app. A Alerj vota hoje inicitativa dos deputados Felipe Soares e Tio Carlos que, se aprovada, autorizará a criação de um aplicativo para combater as violações aos direitos das crianças e dos adolescentes.

App store 2


Segundo o projeto, todas as denúncias realizadas através do aplicativo, que será bancado pelo Governo do Estado, serão imediatamente enviadas às delegacias de Polícia. O app será gratuito, disponibilizado em smartphones e tablets, com versões para IOS e Android.

É nessa que eu vou


Será realizada dia 9 em Paulliac, na região do Medoc, na França, a segunda edição da talvez mais divertida prova de corrida do mundo. É a Marathon du Medoc, também chamada Maratona do Vinho. O trajeto é o mesmo de uma prova tradicional (42 km), só que os corredores (obrigatoriamente fantasiados) devem degustar ao longo do caminho 23 taças de vinhos da região. Uma das paradas é no Chateâu Lafite Rotschild.

Cena carioca


Amigo da coluna jura que ao embarcar ontem em táxi, puxou conversa com o motorista comentando sobre a música que tocava no rádio: “Gosta de Oasis?” E o motorista: “Eu não, prefiro Google Maps”.

LANCE LIVRE

Baseado no livro de Vanessa Balula, o espetáculo Marina Nada Morena estreia domingo no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, com direção de Ernesto Piccolo. Luiz Otavio Nazar inaugurou a Nova Emergência do Hospital Geral do Ingá, em comemoração aos 50 anos da instituição.

Tags:

cidade