ASSINE
search button

Então tinha dinheiro?

Compartilhar

Entre 2013 e 2016 a Associação de Amigos do Museu Nacional (SAMN) recebeu mais de R$ 11 milhões da Petrobras para trabalhos de monitoramento arqueológico em obras do Comperj. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência do governo federal. O valor é superior aos R$ 10 milhões que a União anunciou que vai liberar para a reconstrução do museu. Fundada em 1937, a SAMN é uma ONG sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar as atividades do Museu Nacional e projetos relacionados à conservação do meio ambiente, do patrimônio científico, artístico e cultural, dentre outros. O 2º tesoureiro da associação, professor Clóvis Barreira e Castro, confirma a existência destes contratos mas garante que todas as contas da entidade estão corretas e à disposição. Clóvis entretanto, diz que não sabe precisar o quanto deste montante foi efetivamente repassado para o museu, pois não era tesoureiro na época. “Eram sim contratos vultosos, mas esse tipo de trabalho demanda muita mão de obra, portanto o grosso desse dinheiro foi usado para contratação de pessoal”, diz ele. “Essa dúvida é mais uma punhalada em nosso coração. Posso garantir que nenhum diretor da SAMN jamais recebeu um centavo desse dinheiro”. Com a palavra agora a Controladoria Geral da União.

Teste adiado
Jair Bolsonaro tinha planejado testar sua popularidade amanhã, no Maracanã onde, como dizia Nelson Rodrigues, vaia-se até minuto de silêncio. Apesar de botafoguense no Rio e palmeirense em São Paulo, por influência do pai, sua assessoria havia reservado para ele um camarote no jogo do Flamengo contra a Chapecoense.

Portas em automático
Crise, que crise? O Galeão prevê para este feriado uma movimentação de mais de 240 mil viajantes internacionais, incluindo chegadas e partidas. Isso significa um aumento de 10% em relação ao movimento do mesmo feriado no ano passado. E isso considerando a alta do dólar.

Metade do dobro
A coluna ainda não entendeu a propaganda da candidata Cris Gêmeas, vereadora do PC do B de Mesquita, que aparece no horário eleitoral ao lado de sua irmã, obviamente gêmea. É uma promoção duas por uma?

Deles & delas
E o Instituto Data Venia foi à luta para apurar quem são @s candidat@s proporcionais mais gat@s da eleição do Rio. As primeiras apurações indicam os nomes das candidatas Vanessa Felippe, Célia Jordão e Cláudia Horchel. Já entre os rapazes surgem os nomes do Dr Luizinho, Gustavo Matheus e Jamil Sabra. Renato Cinco corre por fora. O resultado sai em outubro.

Ops, foi mal
Ontem teve um quebra pau feio envolvendo a turma do NOVO no TRE. Vários candidatos entraram com Mandado de Segurança contra a direção por terem seus pedidos de registro de candidatura negados. Alegam terem sido mal orientados pelos caciques do partido.

Cena carioca
Um passageiro acionou a emergência do metrô anteontem por volta das 19h, em uma viagem no sentido Jardim Oceânico. O trem parou e uma voz ecoou pelos carros: “Por favor, qual a emergência?” Prontamente um gaiato gritou “Dinheiro!”. Todos riram. A parada emergencial fora provocada por um idoso que sentiu-se mal e precisou ser retirado em cadeira de rodas.

---------

LANCE LIVRE

O professor e palestrante Leandro Karnal estará no Km de Vantagens Hall na próxima quarte-feira, debatendo o tema “Onde quero estar quando o futuro chegar”. O autor Luiz Ruffato esteve ontem no CCBB participando de debate sobre a peça Naquele Dia Vi Você Sumir, que fica em cartaz até 14 de outubro.