ASSINE
search button

Escritório popular de arquitetura transforma casas na Rocinha

Compartilhar

O projeto Inova Urbis, escritório de arquitetura popular, criado em 2014 na Rocinha, tem transformado as casas da comunidade. Os moradores, hoje, podem ter acesso a um projeto criado por arquitetos, gratuitamente de melhoria de suas residências. O objetivo do projeto é “melhorar as moradias nas favelas brasileiras através de reformas e obras que aumentem a qualidade de vida dos moradores”.

Após um longo estudo em centenas de casas, os arquitetos levantaram os problemas mais encontrados nas moradias da Rocinha, como: infiltração, falta de ventilação, escadas irregulares, entre outros. Assim, os arquitetos se prepararam e iniciaram atendimentos aos moradores que desejam melhorar as residências. Primeiro, o morador vai até o escritório e agenda uma visita da equipe de arquitetura, na visita a equipe fotografa e faz o rascunho da planta do imóvel, em seguida a equipe convida o morador até o escritório para definir juntos as melhorias, de forma que atenda às necessidades do morador. 

O diretor e fundador do projeto, Alban Drouetconta que todas melhorias são pensadas junto com o morador e visam a melhoria da qualidade de vida nas residências, melhorando o espaço, removendo infiltrações e melhorando a ventilação. A falta de ventilação nas casas da Rocinha é um grande fator para diversas doenças respiratórias, inclusive a tuberculose. 

A equipe é formada por um arquiteto formado e estagiários da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ). Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o projeto está ajudando a formar arquitetos conscientes das arquiteturas de moradias de favelas. Outro ponto importante, são os cursos oferecidos aos moradores. O escritório ofereceu um curso de aperfeiçoamento aos pedreiros da Rocinha, e os melhores são indicados para realizarem às obras dos projetos elaborados pela Inova Urbis. 

Você já pensou em melhorar a sua casa com a ajuda de um arquiteto?

O escritório, localiza-se na Estrada da Gávea, 587, 1º andar e atende moradores de segunda a sexta de 10h às 19h e sábado de 10h às 15h. 

Contatos: 2579-8049 / 98862-2975.

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.