ASSINE
search button

Por uma comunicação comunitária libertária!

Compartilhar

O Grupo Teatral Entrou Por Uma Porta, dirigido por Reinaldo Sant’ana, e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), cuja gestão cabe a Marcelo Santos, através de seus respectivos Pontos de Cultura como Escola POP e Jacarepaguá Afrocultural, realizam o I Encontro de Comunicação Comunitária na Zona Oeste (AP 4), no Centro Cultural Professora Dyla de Sá nos dias 25  e 26 de maio de 2016.

Sendo ambos filhos de militantes históricos do Movimento Negro, ao respeito do Pai Sant’ana e o combatente Ivanir Santos, Reinaldo e Marcelo pretendem com esse precursor encontro de comunicação comunitária estimular o autoconhecimento da juventude negra da zona oeste sobre sua própria contemporaneidade e participação na sociedade; tendo em vista o que se apresenta na história recente do país, é questão intrínseca do amadurecimento da democracia e de uma geração que paralelamente tornou-se consciente  através de políticas públicas de inclusão social onde foi possível uma educação de qualidade e oportunidades de empreendedorismo cultural.

O mote é, portanto, pensar o espaço de convívio no plano sociocultural  e sua relação com o desenvolvimento, a sustentabilidade e difusão de um discurso por base da afro centralidade cultural e expressão popular. Na busca de representatividade e empoderamento, os fenótipos do povo negro compõe o tom estético da beleza, estilo e postura, ao passo que o existência da diversidade se revela como um exemplo concreto para que possamos viver num mundo harmônico e generoso como princípio básico do que se espera de uma humanidade. É, sobretudo através da comunicação, seja com produção de textos, projeção audiovisual, transmissão de rádio comunitárias, entre outros aparelhos tecnológicos, que é possível despertar ou fabricar um imaginário, conforme nos ensina o professor Milton Santos. 

Uma vez que não se pode pensar um projeto de nação para o futuro, sem conhecermos nossa própria história, a ancestralidade se manifestará através de atividades como o Jongo, Capoeira e Samba de Roda na inauguração do evento simbolizado como “Dia da África”. Ao longo do encontro passarão pelas mesas de debates, profissionais como Ana Paula Lisboa (O Globo), Seu Pingo (Quilombo Astrogilda), Carla Santos (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé), Emanuele Borba (Ponto de Cultura Na Era do Rádio) e Elé Semog (CEAP), entre outros. Todo eles terão em comum uma narrativa pelo viés da consciência crítica e luta pela salvaguarda do direitos sociais conquistados por gerações anteriores, sendo consenso geral, que não é admissível nenhum retrocesso político, social e cultural nos rumos do vida nacional.

*Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ