Jornal do Brasil

Comunidade em pauta

Moradores protestam pelo fechamento da Biblioteca Parque Rocinha 

Davison Coutinho, Jornal do Brasil

Uma comissão de moradores e grupos culturais na Rocinha organizam diversos movimentos de manifestação e recolhimento de abaixo-assinado em busca da reabertura do prédio da Biblioteca Parque C4, inaugurada em 2012, e fechada em dezembro de 2016. 

A biblioteca foi fechada, segundo a Secretaria Estadual de Cultura, por falta de verbas e deixou milhares de moradores e grupos culturais sem um espaço para desenvolvimento e incentivo à cultura, a pesquisa, a leitura, ensaios e apresentações.  Enfim, covardemente, o estado deixou a comunidade sem o resultado de uma conquista que levou muitos anos para ser atendida – de ter um espaço de cultura. 

Ainda assim Cabral, chefe do esquema que faliu o Rio de Janeiro, alega que deixou o Rio em “momento extraordinário”. Se ele bem conhece os sinônimos da palavra “extraordinário”, não poderia ter escolhido melhor para representar o estrago que ele causou, algo “fora do comum”, “inacreditável” e “inesperado”. Aliás, quem diria que o Rio iria falir?

Moradores protestam pelo fechamento da Biblioteca Parque Rocinha 
Moradores protestam pelo fechamento da Biblioteca Parque Rocinha 

O pior é ainda conviver na crise e sendo governado pelos responsáveis desta crise, participantes do governo Cabral, que seguem impunes tirando da população mais pobre os poucos direitos conquistados.

Quanto ao movimento na Rocinha, que sigam em frente, mostrando a resistência cultural da comunidade, servindo de exemplo de luta pelos direitos e proporcionando os outros moradores a uma reflexão na importância da escolha de seus representantes. 

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade