ASSINE
search button

Suíça vence Sérvia e divide liderança do grupo E com o Brasil

Compartilhar

A Suíça venceu a Sérvia de virada por 2 a 1, nesta sexta-feira, e embolou a briga pelas vagas nas oitavas de final do grupo E, liderado pelo Brasil após vitória sobre a eliminada Costa Rica (2-0).

Aleksandar Mitrovic abriu o placar de cabeça, aos 5 minutos do primeiro tempo, mas Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri conseguiram a virada para os suíços, aos 7 e 45 da segunda etapa.

Nascidos em Kosovo, que fica em território sérvio e que declarou independência em 2008 - não reconhecida pela Sérvia -, Xhaka e Shaqiri estavam inspirados e comandaram a virada suíça, que está a um empate de conseguir a vaga nas oitavas de final.

Com os resultados do dia, Brasil e Suíça dividem a liderança com quatro pontos cada, seguidos de Sérvia (3) e Costa Rica (0).

Na próxima rodada, a Suíça encara a eliminada Costa Rica em Nijni Novgorod, enquanto a Sérvia enfrenta o Brasil em Moscou. A rodada final da chave vai ser disputada no dia 27 de junho, às 15h pelo horário de Brasília.

- Mitrovic quer jogo -

A Sérvia começou ligada no jogo e partiu para cima dos suíços em busca de garantir a vaga antecipada nas oitavas de final.

Aos quatro minutos do primeiro tempo, Mitrovic recebeu cruzamento do lado direito e cabeceou para a bela defesa de Sommer. Um minuto depois, o time sérvio repetiu a jogada e o atacante conseguiu mandar de cabeça para as redes, após cruzamento de Tadic.

Apesar de controlar a posse de bola, a Suíça estava mais desorganizada do que no duelo contra o Brasil e sofreu para conseguir emplacar seu jogo contra os sérvios, que se fechavam muito bem na defesa e mostravam intensidade acima da média.

A primeira resposta perigosa aconteceu somente aos 29. Após lançamento longo nas costas da defesa, Zuber recebeu na entrada da área e passou para Seferovic. O centro-avante tocou com a ponta do pé e exigiu excelente defesa de Stojkovic.

Mas a Sérvia foi mais perigosa em jogadas pelo alto, apostando na força de Mitrovic dentro da área. Além disso, via em Matic e Tadic boas opções para arriscar em chutes de longa distância. Numa delas, aos 45, o camisa 10 quase conseguiu ampliar a vantagem da entrada da área.

- Kosovares decidem -

Na volta do intervalo, a Sérvia continuou impondo o ritmo nos minutos iniciais. Mas aos 7 minutos, após chute de Shaqiri explodir em cima da zaga, o rebote sobrou limpo na entrada da área e Xhaka encheu o pé de primeira para empatar. Cheia e efeito e com muita força, a bola foi indefensável para o goleiro Stojkovic.

O gol deu ânimo aos suíços, que começaram a pressionar e quase conseguiram virar com um golaço de Shaqiri. O meia recebeu pelo lado direito, puxou para dentro e bateu com categoria com a perna esquerda, acertando a quina da trave aos 12 minutos.

A Suíça continuou melhor e ficou mais perto do segundo gol que os sérvios. Aos 36, Embolo chutou de fora da área e exigiu boa defesa do goleiro. Dois minutos depois, o atacante cruzou para Gavranovic, que chutou à queima roupa e parou em Stojkovic.

Mas o gol da vitória estava guardado para Shaqiri, que partiu do campo de defesa em velocidade para receber lançamento de Xhaka. O baixinho invadiu a área e tocou na saída de Stojkovic, por debaixo das pernas do goleiro, para garantir a vitória aos 45 minutos.

fa