ASSINE
search button

Casacor Rio começa hoje na Glória

Evento aponta tendências realistas e oferece espaços ao ar livre com cinema e shows

André Nazareth/Divulgação -
Detalhe de decoração da Livraria e Sala de Leitura
Compartilhar

Com o tema “A casa viva”, que destaca a harmonia com a natureza, a convivência e as memórias afetivas, a 28ª edição da Casacor vai de hoje ao dia 4 de novembro na Glória. Ocupando vários andares e a grande área externa do prédio de dez pavimentos da Ladeira de Nossa Senhora, 161, o evento apresenta 42 espaços, apostando em ambientes realistas e em novas tendências de morar e trabalhar. As criações dos 72 arquitetos participantes vão desde ambientes compactos, de 25m², como colivings, coworkings e estúdios, a apartamentos de 120m² e áreas ao ar livre - onde acontecem sessões de cinema e shows.

“A Casacor Rio está sempre antenada com os movimentos do morar atual. E, mais uma vez, apresenta um mix de espaços que mostram os caminhos que a casa brasileira deve trilhar nos próximos anos”, resume Patricia Mayer, sócia-diretora da Casacor Rio. “Estamos vendo nascer um novo modelo de sociedade em que não é mais preciso ter grandes propriedades. Você pode viver bem em casas menores sem abrir mão do luxo, mas daquele luxo necessário: peças que são importantes para você e te acompanham ao longo de sua história”, completa a também sócia-diretora Patricia Quentel.

A visita começa pelo térreo do prédio na Livraria e Sala de Leitura, projeto de Hannah Brauer, Regina Prior e Bianca Prior. Além de livros, o espaço apresenta criações delicadas como um mini jardim vivo que brota das páginas de um livro antigo. Depois, o visitante sobe direto para o 10º andar, de onde a vista para a Baía de Guanabara é espetacular. Aproveitando o visual da natureza e das edificações do entorno, a arquiteta Paula Neder criou seu Vista Bistrô e o Terraço da Vista, esse ao lado de Viviane Menescal.

As suítes Zen, de Jacira Pinheiro, e a Suíte do Casal, de Claudia Pimenta e Patricia Franco, têm propostas diferentes e criativas. A primeira apresenta apenas duas estruturas de vidro, sem porta, que separam quarto e banheiro. A segunda explora espelhos, cores claras e texturas, onde o visitante é convidado a pisar descalço para sentir a maciez do carpete e a tocar no papel de parede que tem discreto alto relevo.

Entre os pequenos espaços, destaca-se o Studio Premium, de 40m², que parece ser muito maior com o projeto de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, que conseguiram incluir cama de casal, bancada com pia e forno e mesa de jantar dialogando - sem divisões, com um segundo ambiente lateral de sala de estar com TV, buffet, mesinha, cadeiras e estantes. Outro espaço pequeno e muito bem aproveitado é a Suíte dos filhos (24m²) criada por Ketlein Amorim. Com decoração cheia de referências retrô - máquina de escrever, bonequinhos da Família Dinossauro, tem duas camas suspensas, saindo do lugar-comum de beliches. “Assim, cada irmão tem sua TV e pode até usar uma cortina para separar os ambientes. Quando estiverem ‘de bem’, descem para brincar juntos no sofá”, comenta Ketlein.

A visita termina no amplo espaço ao ar livre chamado Praça das Palmeiras com criações de Carla Pimentel e, mais ao alto, com outra linda vista para a Baia, o Empório & Cine Lounge, criado por Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward; um lounge com cinema - que terá programação diária de filmes e shows -, um bistrô e um bar.

-----------

SERVIÇO

CASACOR RIO 2018 (Ladeira de Nossa Senhora, 163 - Glória; Tel.: Tel: 2512-2411). Ter. a sáb., das 12h às 21h.

Dom., das 12h às 20h. R$ 50 (ter. a sex.) e R$ 60 (sáb., dom. e feriados) Até 4/11.