ASSINE
search button

"Eugênia" estreia dia 11 de abril no Teatro Maria Clara Machado

Compartilhar

O público carioca vai conhecer outra parte da história de Dom João VI.  Estreia dia 11 de abril, no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, a comédia “Eugênia”, com texto de Miriam Halfim e direção de Sidnei Cruz. Com horário de sexta a domingo, às 20h30, a peça traz a atriz Gisela de Castro em seu primeiro monólogo como Eugênia José de Menezes, filha do governador de Minas Gerais, que teve um romance com Dom João VI, engravidou e foi expulsa da Corte, sendo exilada num convento. O projeto foi contemplado no Programa de Fomento à Cultura Carioca.

A partir de uma ampla pesquisa histórica, a escritora Miriam Halfim criou o texto onde Eugênia conta, com muito humor e ironia, sobre seu envolvimento com o Príncipe Regente de Portugal. Conhecido por seu desleixo corporal e apetite voraz para devorar um frango assado inteiro, Dom João marcou seu nome na história – ora como covarde e preguiçoso, ora como um generoso monarca, amigo do povo, que deixou importante legado para o Brasil. Entre os livros usados como material bibliográfico para a encenação, estão “O português que nos pariu”, “1808”, “Carlota Joaquina, a rainha devassa”, “1822” e “O segredo da bastarda”.

Gisela, na pele da personagem que emerge do mundo dos mortos para contar sua versão dos fatos históricos, revela os meandros da nobreza, as farsas dos governantes e as artimanhas para abafar um escândalo real: do romance entre a jovem e o príncipe, nasce uma bastarda, que vive por vários anos no claustro de um convento distante.

A peça pretende discutir o papel da mulher na formação da identidade brasileira, levantando questões de gênero ao longo da história, mas lançando um olhar contemporâneo sobre a mulher do final do século XVIII e início do XIX. Quem foi Eugênia – bela, sedutora, amada, usada, grávida, confinada em um convento? O intuito é revelar o feminino oculto e velado dentro de uma sociedade machista. O que significava/significa ser esposa, amante, concubina, mãe, freira, escrava, prostituta, bastarda? O Brasil é uma nação de Bastardos? A ideia é revelar ao público a história inédita dessa mulher – cujo enredo conta muito da história do Brasil, vista por de trás dos panos.

A história real é um verdadeiro folhetim que, na peça, vira uma saga recheada de sedução, com espírito de aventura, cuja discussão perpassa tanto pelo trágico como pelo cômico.

 

SERVIÇO:

Eugênia

Estreia dia 11 de abril

Horário: sexta, sábado e domingo, às 20h30

Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea)

Endereço: Rua Padre Leonel Franca, 240, Gávea

Tel: 274-7722 

Ingressos: inteira R$ 30,00, meia R$ 15,00

Capacidade: 120 pessoas

Duração: 55 min

Classificação: 14 anos

Gênero: Comédia 

Temporada11 de abril a 31 de maio de 2015