ASSINE
search button

Filmes latino-americanos são destaques da 54ª Semana Crítica

Brasil, Argentina e Colômbia terão representantes

Compartilhar

Após não figurar entre os escolhidos do Festival de Cannes, o cinema latino-americano teve sua "revanche" com dois longas e um curta selecionados para a 54ª Semana da Crítica. O evento, que ocorre de maneira paralela ao Festival, reúne os primeiros e segundos filmes de cineastas de todo o mundo.    O longa argentino "Paulina (La Patota)", de Santiago Mitre, e o colombiano "La tierra y la sombra", de César Augusto Acevedo, foram os escolhidos entre mais de 1,1 mil concorrentes. Já o curta brasileiro "Command Action", de João Paulo Miranda Maria, foi selecionado entre 1.750 películas de sua categoria.    

Os juízes afirmaram que "Paulina", remake de um dos filmes mais populares da história do cinema argentino é um "esplêndido retrato de uma mulher comprometida que deve examinar, mais uma vez, os seus próprios ideais" e "também uma reflexão iluminada e inteligente sobre a justiça e a política".    Já "La tierra y la sombra" é o retrato de um conflito ambientado em uma plantação de cana de açúcar "entre aqueles presos desde sempre à terra e aqueles que têm urgência em partir". Produzido na Colômbia, a obra é uma co-produção com Brasil, Holanda e França.    

O curta brasileiro recebeu um rápido comentário do chefe-geral da mostra paralela, Charles Tesson, que classificou-o como "um belo filme". Confira a lista dos filmes selecionados para a Semana da Crítica: - Longa-metragens: "Dégradé", de Arab e Tarzan Nasser (Palestina); "Krisha", de Trey Edward Shults (EUA); "Mediterranea", de Jonas Carpignano (EUA/Itália); "Ni le ciel ni la terre", de Clément Cogitore (França); "Paulina (La Patota)", de Santiago Mitre (Argentina); "Sleeping Giant", de Andrew Cividino (Canadá); "La tierra y la sombra", de César Augusto Acevedo (Colômbia). 

- Curtas: "Alles Wird Gut", de Patrick Vollrath (Alemanha); "Pojkarna", de Isabella Carbonell (Suécia); "Command Action", de João Paulo Miranda Maria (Brasil); "La fin du dragon", de Marina Diaby (França); "The Fox Exploits the Tiger's Might", de Lucky Kuswandi (Indonésia); "Jeunesse des Loups-Garous", de Yann Delattre (França); "Love Comes Later", de Sonejuhi Sinha (EUA); "Ramona", de Andrei Cretulescu (Romênia); "Too cool for school", de Kevin Philips (EUA) e "Varicella", de Fulvio Risuleo (Itália).