ASSINE
search button

Embates entre espiã alemã e sua arqui-inimiga inspiram novo livro de Marcelo Aouila

Compartilhar

Uma noite de autógrafos corria animada no Leblon quando um tiro é disparado. Uma maca sai da ambulância em pleno Túnel Rebouças e ruma em disparada pela cidade. A árvore de Natal da Lagoa vai pelos ares no dia da sua inauguração. Todas essas situações envolvem duas personagens em especial: a espiã Anaberta Hertz e Saraieva, sua rival. Essas duas figuras antagônicas foram o mote para o escritor Marcelo Aouila criar os nove contos de “Elas estão descontroladas” (Livros Ilimitados), seu novo livro – o quinto do autor e seu terceiro de contos bem-humorados, uma marca forte na sua trajetória como ficcionista. A obra, ilustrada por Mauro Britto, será lançada no dia 06 de dezembro, terça, na Livraria Prefácio, em Botafogo.

Anaberta Hertz não é uma espiã qualquer. Tem lá suas fraquezas. O Carnaval brasileiro é o cenário propício para ela tratar de sua cleptomania. Instala-se num hotel ordinário, desses onde é impossível furtar algo. Aqui ela exerce seu ofício em missões que alimentam as tramas de cada um dos contos. As tarefas são as mais variadas, mas uma coisa é certa: Anabela será sempre uma pedra no sapato de Saraieva (à exceção do conto “Feliz Natal”, que fecha o livro). Seja para boicotar a missão à qual a rival foi designada ou proteger algum alvo da concorrente ou mesmo proteger a si própria da sanha vingativa da antagonista. E quando não se digladiam,pasmem!, frequentam as mesmas amigas. Impossível? Não no Rio de Janeiro.

O processo de criação dos textos de “Elas estão descontroladas” foi diferente dos que envolveram os outros dois livros de contos do escritor. De cinco anos para cá, quando foram escritos os primeiros dois textos inéditos, um fato chamou a atenção de Aouila: o de os contos terem em comum a mesma personagem. Sim, ela: Anaberta Hertz. A espiã e sua rival são, aliás, velhas conhecidas do escritor e de seus leitores. Elas estão no conto “Aniversário”, publicado originalmente na coletânea “Cuidado com os ovos” (2011). Esse texto, é claro, não poderia ficar de fora de “Elas estão descontroladas”.

Uma vez que Aouila tinha em mãos uma coletânea diferente, o livro pedia também uma outra cara. E a ideia de aliar os textos a ilustrações começou a rondar o escritor. E veio de John Lee Murray, editor da Livros Ilimitados, a sugestão do nome de Mauro Britto. E sua linguagem de cartoon era justamente o que Aouila buscava. E assim a cara do livro foi desenhada (literalmente) e ele ganha agora corpo (e vida). Aos leitores o conselho: apreciem sem moderação.

Mais sobre Marcelo Aouila:

Marcelo Aouila é carioca, escritor, cenógrafo e produtor cultural. Estreou na literatura em 2008, com a coletânea de contos “Trago a pessoa amada em 3 dias”. “Cuidado com os ovos” (2011), seu segundo livro de contos, foi editado na Espanha em 2015 sob o título de “!Cuidado conloshuevos!”, levando o autor a participar de eventos em Madri, Valladolid e Salamanca. É autor também dos livros “Cuidado com os óculos!” (2013) e “Uma amizade pintada de urucum” (2014), voltados para o público infanto-juvenil. Há seis anos criou, juntamente com a atriz Sônia de Paula, o “Lê pra mim”, projeto de incentivo à leitura de livros infantis nacionais que já passou por 10 cidades brasileiras. Atualmente preside o Clube da Letra, grupo de escritores que se reúne quinzenalmente para dar vazão às suas produções literárias.

Serviço:

Título: “Elas estão descontroladas”

Autor: Marcelo Aouila

Ilustrador: Mauro Britto

Editora: Livros Ilimitados

Páginas: 90

Preço: R$ 35,90