ASSINE
search button

Aliança Francesa recebe Annie Gonzalez e Silvio Tendler em palestra sobre Pierre Bourdieu e o cinema

Cineastasfalam sobre o pensamento do filósofo através do olhar da sétima arte

Compartilhar

Na quarta-feira, dia 07 de dezembro, às 19h, a Aliança Francesa Botafogo realiza, em parceria com o Consulado da França, o evento Masterclass: 'O pensamento de Pierre Bourdieu através do olhar de uma cineasta', com Annie Gonzalez e Silvio Tendler.

O evento é gratuito e será realizado em francês, com tradução simultânea.

O encontro vai tratar do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, a partir de trechos de documentários de Annie Gonzalez sobre as condições de produção e a recepção da obra na França. A documentarista indaga sobre como superar as relações de dominação por meio da decodificação do real. Os trechos inéditos do seu novo filme “Bourdieu, a volta” abordarão o trabalho do filósofo, através de entrevistas do sociólogo e outros especialistas que tiveram contato com ele. O conceito de capital cultural, a relação com as mídias e a dominação invisível são alguns dos temas tratados na palestra. A sessão contará ainda com a presença especial do reconhecido documentarista brasileiro Silvio Tendler que irá expor a perspectiva brasileira sobre o trabalho da produtora francesa.

Annie Gonzalez é cineasta e produtora independente em Paris. Criou a produtora C-P Productions, que acompanha autores, cujo trabalho crítico proporcione filmes de reflexão. Produziu o documentário “A Sociologia é um esporte de combate” (2001), de Pierre Carles, com o sociólogo Pierre Bourdieu.

Silvio Tendler é licenciado em História pela Universidade de Paris VII, Mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne e especializado em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet. Já produziu cerca de 40 filmes, entre eles “Jango” (1984) e “Os anos JK” (1980) e fundou a Caliban Produções, produtora especializada em biografias históricas de cunho social.

Serviço: 'O pensamento de Pierre Bourdieu através do olhar de uma cineasta', com Annie Gonzalez e Silvio Tendler

Data: Quarta-feira, 07 de dezembro, às 19h

Local: Auditório Aliança Francesa Botafogo

Entrada franca. Senhas distribuídas 1 hora antes na Galeria da AF Botafogo

Evento em francês, com tradução simultânea