ASSINE
search button

Justiça ordena exumação de Salvador Dalí para teste de DNA

Pintor teria tido uma filha em 1956 após caso com uma doméstica

Compartilhar

Uma juiza de Madri, na Espanha, ordenou a exumação do corpo do pintor Salvador Dalí, morto em 1989, para realizar um teste de paternidade, segundo informou a imprensa espanhola na última segunda-feira (26).

De acordo com o jornal "El País", Maria Pilar Abel Martinez, nascida na cidade de Girona em 1956, entrou com uma ação para ser reconhecida como filha do artista. A decisão é datada do dia 20 de junho.

Segundo a juíza María del Mar Crespo, o estudo do DNA do cadáver do pintor é considerado necessário por causa da ausência de outros traços biológicos ou pessoais capazes de permitir uma comparação com as características de Dalí.

A magistrada ordenou que o procedimento seja feito em Figueres, na província de Girona, onde o pintor surrealista nasceu e foi enterrado. O médico legista realizará a extração de mostras como "restos ósseos e/ou peças dentárias" do cadáver e encaminhará para o Instituto Nacional de Toxicologia.

O advogado de Pilar Abel, Enrique Blánquez, disse que ainda não há data definida para a exumação, embora ele acredite que ocorrerá em julho, informou ao "El País".

Em comunicado, a Fundação Gala-Dalí, que administra o patrimônio do pintor, anunciou que apresentará um recurso nos próximos dias contra a decisão judicial de exumação.

De acordo com o jornal, Pilar Abel luta para ser reconhecida como filha do artista desde 2007. Ela afirma que é fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe, que, na época, trabalhava como empregada doméstica de uma família que passava temporadas em Figueres.

Dalí foi sepultado no teatro-museu Dalí de Gigueres após o seu falecimento em 23 de janeiro de 1989. Nascido em 1904, o artista foi um dos maiores expoentes do Surrealismo. Ele foi casado com a russa Helena Diakonova, falecida em 1982, e morreu sem descendentes conhecidos.