ASSINE
search button

Circuito das Artes do Jardim Botânico chega à sua 21ª edição em agosto

Compartilhar

O Circuito das Artes do Jardim Botânico chega à sua 21 ª edição nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, com cerca de 80 expositores em 25 espaços abertos das 12h às 19h em diversas ruas da região, como Lopes Quintas, Pacheco Leão, Rua Faro, região do Horto, entre outras.

Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e uma deliciosa novidade: mobile gourmet, pequenos empreendedores na área de gastronomia fortalecendo essa tendência do mercado.

A partir do dia 19 de agosto, os espaços participantes do evento, estarão abertos para receber os visitantes apresentando cerâmica, moda, jóias, acessórios, artesanato, fotografias, pinturas, gravuras, aquarelas, papelaria, design e decoração. Uma das novidades é um núcleo de novos designers de joias com pegada na sustentabilidade.

O Circuito também reunirá três lojas do bairro com objetos de arte e decoração, acessórios zouk e achados do médio oriente e móveis cujo o design se apropria da madeira de demolição. Visita guiada ao Jardim Botânico e visitação ao ateliê do Mestre Valentin são algumas das opções para quem quiser aproveitar ao máximo os finais de semana do evento.

Finalizando a programação, o evento oferece também um circuito gastronômico reunindo os restaurantes O Quintal Zen, Lorenzo, Casa Carandaí e DC Lá em Cima, o café do Dona Coisa, que oferecerão sugestões de menus especiais e descontos para o público durante o evento. Para visitar todas essas atrações o evento disponibiliza, ao preço de R$ 10,00/dia um serviço de vans, que circularão pelas ruas do bairro, passando por todos os ateliês.

Durante os quatro dias, o 21º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 80 artistas, com um grande volume de obras de arte. A expectativa das artistas plásticas e produtoras do evento, Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo Circuito este ano.

Ação Social

Desde o início do Circuito das Artes, as organizadoras buscavam uma oportunidade de agregar ao evento um lado social e comunitário. Assim, desde 2009 o Circuito vem trabalhando com as crianças e adolescentes da Casa Maternal Mello Mattos, realizando workshops de pintura, desenho, cerâmica etc., proporcionando inclusão ao mundo da arte e da cultura.

Em 2017 O Circuito das Artes inaugurando a parceria com o Instituto da Criança oferece ao visitante exercer a solidariedade no ato de cada compra durante o evento doando R$ 2,00 para o IC que reverterá as doações em ações nas áreas de educação, saúde, cidadania e cultura.

Sobre o Circuito das Artes do Jardim Botânico

Em 1998, quando o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação, já nasceu com vocação para o sucesso.

Com a coordenação das produtoras e artistas plásticas Cattia Capistrano e Gabriella Civitate reunindo artistas que compartilhavam o fato de seus ateliês e estúdios serem vizinhos do magnífico jardim que leva este nome, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no mundo das artes e uma peça insubstituível no calendário cultural anual da cidade.