ASSINE
search button

Festa na Glória celebra os 30 anos sem Clementina de Jesus, a Rainha do Quelé

Compartilhar

Todo mês o grupo Festejos Cariocas e o Casa Porto organizarão um evento em algum lugar da cidade com a intenção de ocupar as ruas, e levar o carioca a frequentar mais os seus espaços. Depois das Festas Juninas no Beco das Sardinhas e do Glorioso São Cristóvão, no Largo da Igrejinha, o grupo segue para a Glória, para celebrar os 30 anos sem Clementina de Jesus, a Rainha Quelé. 

O evento acontecerá no próximo sábado (19) e domingo (20), de 12h as 22h, na Rua do Russerl, 76, em frente ao Parque Outeiro da Glória, com quermesse, barraquinhas, quitutes e muito samba. Foi na Glória, há 50 anos, que Hermínio Bello de Carvalho descobriu a Rainha, no bar Taberna da Glória, e a lançou para a cena musical internacional. Quelé já tinha seus 63 anos. 

No sábado, às 17h, será a vez de Angélica Ventura, sobrinha de Luiz Carlos da Vila, do Samba na Varanda da Casa Verde de Paquetá, conhecida pela sua voz marcante em homenagens a rainhas do Rádio da Época de Ouro. A convidada é Áurea Martins, melhor cantora do Prêmio da Música Brasileira em 2009, entre várias outras realizações em seus mais de 40 anos de carreira.

E no domingo, também no mesmo horário, Fabíola Machado, do grupo Moça Prosa, convidará Vera de Jesus, a neta de Clementina, que herdou o talento e a voz de sua avó. Também no domingo o historiador Luiz Antonio Simas e o educador Luiz Rufino são os rueiros do Festejos Cariocas. Os dois darão uma aula pública e gratuita - na rua - sobre os índios guerreiros tupinambás da batalha de Uruçumirim e os caboclos de Umbanda no terreiro de Clementina. Os saberes, pontos, cantigas, lendas e magias do Outeiro da Glória acontecerá às 15h.

Nos dois dias de festa, a partir de 20h, produtores de eventos de rua da cidade se tornarão DJs, levando para o público músicas de bandas e artistas que conheceram nas caminhadas pela cidade, numa homenagem simbólica a Hermínio Bello de Carvalho.