ASSINE
search button

Caixa Cultural do Rio realiza a exposição A Construção do Patrimônio

Compartilhar

Entre documentos raros, quadros e esculturas, a exposição A Construção do Patrimônio apresenta mais de 150 obras que montam um panorama de importantes momentos da história das políticas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio.

A exposição está em cartaz até 22 de dezembro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

A mostra faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente da instituição.

Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho. Além de importante acervo documental do IPHAN do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros.