ASSINE
search button

Taça de plástico muda sabor de vinho e espumante, diz estudo

Bolhas se formam de outra maneira em um recipiente de plástico

Compartilhar

Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, divulgou que as taças de plástico alteram o gosto de vinhos e espumantes, pois interferem na formação das bolhas das bebidas.

Para comparar as bolhas formadas em copos de plástico e as de vidro, os pesquisadores imergiram um hidrófono (microfone projetado para captar sons em meio líquido) nas bebidas. "O objetivo do estudo foi analisar o som emitido pelas bolhas para descobrir suas características. As bolhas são ressonantes, emitem sons como sinos e uma frequência que gera informações sobre sua dimensão", explica Kyle Spratt, um dos pesquisadores do projeto.

Segundo Spratt, a pesquisa foi um grande desafio. "Fazer as medidas foi mais complicado do que o esperado, porque as bolhas tendem a se formar no próprio hidrófono, alterando os dados coletados".

A pesquisa apontou que as taças de vidro "são objetos ressonantes", mantendo a forma das bolhas originais da bebida.

Contudo, as taças feitas de plástico "alteram a formação" das bolhas e mudam o gosto.

As bolhas de um vinho ou de um espumante mostram muito sobre a qualidade do produto. Os pesquisadores afirmaram que a qualidade da bebida "está relacionada com o tamanho das bolhas".