ASSINE
search button

Morre fundador e primeira voz do conjunto MPB4, Ruy Faria

Compartilhar

Fundador e ex-integrante do MPB4, Ruy Faria morreu aos 80 anos, na tarde de quinta-feira (11), por conta de complicações decorrentes de pneumonia. O artista estava internado desde o dia 9 de dezembro no Hospital Federal de Bonsucesso, no subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo sua ex-mulher, a cantora Cynara Faria, do Quarteto em Cy, ele teve falência múltipla dos órgãos. 

Nascido no município de Cambuci (RJ), Ruy foi a primeira voz do conjunto MPB4. Se Antônio José Waghabi Filho (1942 – 2013), o Magro, criou como arranjador a marca vocal desse grupo surgido em Niterói (RJ) e profissionalizado a partir de 1965, Ruy Faria ajudou a perpetuar essa fama em discos e shows ao lado de Aquiles Reis, Miltinho e do próprio Magro até 2004.

O mais velho integrante do grupo deixou três filhos. Ainda nos anos 1960, o grupo iniciou uma promissora parceria com Chico Buarque, que durou dez anos. Mas os sucessos vieram nos anos 1970. Edu Lobo e Ivan Lins, entre outros grandes nomes da MPB, também foram compositores recorrentes na discografia do grupo.

O último disco solo do artista, 50 anos de carreira, foi lançado em outubro de 2016 sem a devida repercussão.