ASSINE
search button

Memória das Lutas Negras

Aldeias e Quilombos, a situação dos povos tradicionais na contemporaneidade

Compartilhar

O Memória das Lutas Negras tem uma nova edição em 2018, com o objetivo de viabilizar o encontro entre a história da África e dos africanos no continente e na diáspora com o público da Cidade do Rio de Janeiro através de encontros cujo foco é relembrar e religar os dias, pessoas e tempos de luta passados aos tempos e lutas de hoje. O evento será realizado neste sábado (22), no Espaço Cultural Habitat Carioca no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

O Memória é um encontro que foi realizado durante o ano de 2014 e parte de 2015. O projeto recebeu pesquisas e promoveu diálogos sobre marcos históricos do povo negro tanto em África como na diáspora. Esse segundo momento do projeto objetiva ampliar o público alvo e compor a essa programação diferentes ferramentas.

O Filme “Raça: uma história de igualdade”, será exibido para estimular o debate em torno do tema: Aldeias e Quilombos: A situação dos povos tradicionais na contemporaneidade.

Os convidados para o debate são Luiz Sacopã e Sandra Benites sob a mediação de Filipe Juliano. O convidado Luiz Sacopã trará informações sobre a situação das lutas por demarcações de terras Quilombolas no Estado e Sandra Benites trará um panorama da luta no Mato Grosso do sul e como essa luta se relaciona com as lutas dos povos indigenas no Rio de Janeiro. Este projeto foi contemplado no PRIMEIRO PRÊMIO CULTURA + DIVERSIDADE.

PROGRAMAÇÃO:

14h30 - 16h Exibição do Filme : Raça / Diretor: Joelzito Araújo

16h - 18h Palestra e debate sobre o tema : Aldeias e Quilombos, a situação dos povos tradicionais na contemporaneidade