Jornal do Brasil

Economia

Fed corta em 0,75 ponto percentual taxas de juros

Investimentos e Notícias
SÃO PAULO, 18 de março de 2008 - O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), dos Estados Unidos, anunciou instantes atrás o corte de 0,75 ponto percentual (p.p) na taxa básica de juros norte-americana. Com a decisão, o juros foram estabelecidos em 2,25% ao ano. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) também decidiu, de forma unânime, o corte de 0,75 p.p na taxa de redesconto. Durante o final de semana, o Fed anunciou um corte extraordinário de 0,25 p.p. na taxa de redesconto. Com ambos os cortes, a taxa está em 2,5% a.a.

A entidade monetária informou que as recentes informações apontaram que a atividade econômica está perdendo força. O crescimento dos gastos dos consumidores regrediu e o mercado de trabalho está desaquecido, enquanto o mercado financeiro permanece sob "considerável estresse".

Já os índices de inflação têm apresentado elevação e as expectativas quanto aos indicadores de inflação também tem aumentado. O Comitê espera uma inflação moderada nos próximos trimestres, refletindo o aumento dos preços de energia e outras commodities. De acordo com o Fed, será necessário monitorar o desenvolvimento da inflação de maneira cuidadosa.

A ação de hoje, em conjunto com as tomadas anteriomente, incluindo medidas de injeção de liquidez no mercado, deveriam ajudar um crescimento moderado e a mitigar os riscos da atividade econômica. O Comitê irá agir conforme necessário para promover um crescimento econômico sustentável e uma estabilidade de preços.

Foram oito votos a favor do corte e apenas dois membros que anunciaram prefererir medidas menos agressivas nesta reunião.

(Redação - InvestNews)