Preços dos alimentos continuarão altos até 2015, diz Bird
Agência AFP
MEXICO - Os preços dos alimentos se manterão em alta até 2015, devido à crescente demanda dos países em desenvolvimento, avaliou o presidente do Banco Mundial (Bird), Robert Zoellick, nesta quarta-feira, no México.
- Os níveis dos preços em 2015 serão mais altos do que em 2004, devido ao crescimento da demanda dos países em desenvolvimento - declarou Zoellick, em entrevista coletiva, no término de sua visita de dois dias ao México.
Para o presidente do Bird, uma saída é que "haja uma resposta da oferta para baixar os preços". A alta dos preços dos produtos básicos, que está causando sérias preocupações em nível internacional, está entre os temas centrais analisados por Zoellick com as autoridades mexicanas em sua primeira visita à América Latina desde que assumiu o cargo em julho de 2007.
Antes dessa entrevista coletiva, Zoellick e o ministro mexicano da Fazenda, Agustín Carstens, assinaram um empréstimo contingente do banco, de US$ 501 milhões, para combater o aquecimento global dentro do programa Estratégia Nacional de Mudança Climática, do governo do México. Amanhã, Zoellick segue para a Colômbia, onde encerrará sua viagem regional.
