ASSINE
search button

Brasil será um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, diz AIE

Compartilhar

A Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou nesta terça-feira (12) que o Brasil será um dos maiores exportadores de petróleo e um dos principais produtores de energia do mundo. De acordo com o relatório divulgado pela agência, a produção petroleira do Brasil triplicará e alcançará seis milhões de barris diários (mbd) para 2035, contribuindo com um terço do crescimento da produção líquida mundial, e transformando o país no sexto maior produtor de petróleo do mundo. 

A AIE acrescenta ainda que a produção de gás quintuplicará, o que permitirá cobrir até 2030 as necessidades do país, apesar do consumo crescer exponencialmente.

A agência destaca, contudo, que as condições de extração de petróleo em águas profundas são difíceis, e o custo da produção será superior a de outras regiões como o Oriente Médio e a Rússia. A AIE lembra que parte dos investimentos necessários virão da Petrobras, o que será um desafio para a companhia estatal.

O relatório da agência destaca ainda que o Brasil terá ainda o compromisso de que os bens e serviços sejam locais, o que pressionará uma cadeia de fornecimento já limitada. O Brasil necessitará investir cerca de US$ 90 bilhões anuais para poder garantir o consumo energético do país, segundo a AIE.