ASSINE
search button

'FT': HSBC pode vender varejo e parte do banco de investimento no Brasil

Banco busca reestruturação após envolvimento em escândalo tributário e resultados negativos

Compartilhar

O banco britânico HSBC planeja vender a operação de varejo e uma parte do seu banco de investimento no Brasil seguindo seu novo plano estratégico. É o que diz o site do jornal Financial Times.

O HSBC está envolvido em uma série de escândalos e obtendo resultados financeiros insatisfatórios em vários países. A venda seria parte do plano do banco de se retirar de mercados emergentes em um esforço para se tornar global com atuação local, um banco “simples e menor”.

Essa estratégia também será aplicada na Turquia, outro mercado emergente, de acordo com fontes que pediram ao FT para não serem identificadas. 

Considerado o maior banco europeu em valor de mercado e com presença em mais de 80 países, o HSBC tem adotado uma postura mais defensiva após o envolvimento em uma série de escândalos como resultado de uma investigação chamada Swiss Leaks. Além disso, a instituição apresentou o lucro anual mais baixo dos últimos cinco anos. 

A filial do HSBC na Suíça está diretamente envolvida no escândalo tributário que está sendo investigado em vários países. Dezenas de milhares de clientes teriam sido ajudados pela subsidiária suíça para evitar o pagamento de impostos. No Brasil, o HSBC também está sendo investigado por suposta relação entre contas da filial suíça com o escândalo de corrupção na Petrobras.

Em fevereiro, o HSBC anunciou que a filial brasileira registrou prejuízo de US$ 247 milhões em 2014, o pior resultado entre todas as filiais latino-americanas. A direção do banco, o prejuízo foi gerado pelo ambiente econômico desfavorável e a continuidade dos ajustes gerados pelo reposicionamento do banco no Brasil.