ASSINE
search button

Caixa reduz teto de financiamento para imóveis usados

Compartilhar

A Caixa Econômica Federal vai reduzir a cota de financiamento para imóveis usados a partir de maio e focar somente em moradias novas. Para operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), o limite vai passar de 80% para 40% no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). As operações de habitação popular, porém, não tiveram alteração, segundo a Caixa.

Recentemente, a Caixa já havia reduzido a cota de financiamento para os imóveis em geral, de 90% para 80%. Para os créditos que seguem a tabela Price, a cota máxima de financiamento já havia sido reduzida de 70% para 50% nas operações do SFH - que financia imóveis de até R$ 750 mil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Nos demais estados, o teto é de R$ 650 mil.

A medida anunciada nesta segunda-feira é mais uma adotada para amenizar a escassez de recursos que a instituição enfrenta por conta da redução dos depósitos na poupança, principal fonte de funding para o crédito imobiliário.

No primeiro trimestre, o volume de financiamento imobiliário contratado na Caixa ficou praticamente estacionado, com alta de apenas 0,3%. Já a carteira de crédito deve crescer entre 12% e 15% neste ano, intervalo bem mais tímido que a taxa de expansão de 25,7% vista no ano passado.