ASSINE
search button

El País: três ex-primeiros-ministros gregos pedem ‘sim’ no referendo

Mudança nas pesquisas é atribuída à campanha realizada pelos principais canais de televisão  

Compartilhar

Três ex-primeiros-ministros gregos: Costas Karamanlis e Constantine Mitsotakis Antonis Samaras se juntaram à campanha pelo “Sim” no referendo que decidirá se a Grécia aceita as condições dos credores.

Os três apelaram à população para evitar o risco de deixar a zona do euro. O conservador Karamanlis (2004-2009) disse: "Ao empurrar a Grécia para fora do contexto europeu, se expõe o país ao perigo. Isso não deve acontecer de qualquer forma. Aqueles que, com boas intenções, votarem “não” no domingo reforçam a posição do país nas negociações. O "Não" será interpretado por todos como a decisão de abandonar o coração da Europa. Será o primeiro passo em direção à saída ", disse ele ao The Guardian.

De acordo com o Jornal espanhol El País, Antonis Samaras, que foi primeiro-ministro entre 2012 e janeiro deste ano, disse que "um retorno ao dracma (moeda grega) mataria a economia e as esperanças dos gregos”, disse Samaras.

Muitos atribuem a mudança nas pesquisas,  que colocou o “Sim” na frente pela primeira vez, à campanha ruidosa realizada pelos principais canais de televisão privados.