ASSINE
search button

'WSJ': Controles de capital voltam à moda na política econômica

Resposta às turbulências nos mercados pode ser uma dose de ideias não ortodoxas

Compartilhar

Matéria publicada neste sábado (6) no The Wall Street Journal, analisa que pequenas variações no yuan causaram grandes oscilações nos mercados mundo afora e o dólar tem disparado em relação a quase todas as moedas. 

Em meio a isso, formuladores de políticas econômicas e financeiras estão defendendo uma tática que já foi execrada como sendo uma ferramenta só adotada por economias com as piores administrações: os controles de capital.

A reportagem fala que Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão, pareceu se desviar do padrão do pensamento econômico no fim de janeiro, quando sugeriu que a China poderia se beneficiar da adoção de rígidos controles de capital. Nos últimos anos, Índia e Nigéria intensificaram as restrições ao acesso de seus cidadãos a moedas estrangeiras, numa tentativa de limitar as saídas de capital provocadas pela decisão do Federal Reserve, o banco central americano, de recuar em seu programa de compra de títulos de dívida.

Os controles também estão retornando ao debate intelectual. “A suposição geral era que a liberalização da balança de capital era sempre boa e que os controles de capital eram quase sempre ruins”, diz Olivier Blanchard, que entrou no Fundo Monetário Internacional em 2008, como economista-chefe, e deixou a instituição no ano passado. “Eu tenho visto o pensamento mudar, em parte porque ele já estava errado naquela época, especialmente na crise.”

O atual apoio aos controles de capital se baseia em uma mudança de curso no FMI há cerca de cinco anos. Após pressionar os países para que liberassem o fluxo de capital durante anos, o fundo surpreendeu os mercados e autoridades econômicas ao endossar e até recomendar a adoção de controles em alguns casos para reduzir os fluxos de investimento que causam instabilidade.