ASSINE
search button

Brasil e Portugal se unem para fomentar o empreendedorismo

Compartilhar

Um acordo inédito de cooperação tecnológica entre Brasil e Portugal será assinado, na próxima terça-feira (27), no Palácio Laranjeiras O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e o Governo de Portugal, por intermédio da Secretaria de Estado da Indústria (SEI), firmarão uma parceria para dar início a missões, projetos e programas visando fomentar o intercâmbio para a internacionalização de startups. O documento será assinado após o seminário “Portugal Hub Atlântico – Ecossistema Empreendedor”, cujo objetivo é unir esses dois países no incentivo à inovação tecnológica.

Para o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o encontro será uma importante troca de experiências. Durante a programação, os representantes portugueses terão contato direto com o ecossistema de empreendedorismo do Estado e programas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação realizados através de vários programas desenvolvidos pelos órgãos vinculados da SECTI, como a Faperj, Faetec e a Uerj

"Considero essa uma parceria muito positiva para os dois países. Tanto a SECTI quanto a SEI possuem programas de fomento ao desenvolvimento da iniciativa empresarial, como o Startup Rio, Startup Portugal, Startup Lisboa, focados em inovação, empreendedorismo e criação de empresas nascentes de base tecnológica. Tudo isso através da combinação de infraestrutura, educação, mentoria, networking, consultorias e subvenção econômica", destacou o secretário.

Durante o evento, Tutuca apresentará o Startup Rio, programa com o objetivo de formar a nova geração de empreendedores digitais do Estado. Já o Secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, falará das medidas dedicadas a startups brasileiras que queriam se lançar em Portugal previstas na estratégia do país para o empreendedorismo, a Startup Portugal, e apresentará o Web Summit, maior evento tecnológico e de startups do mundo que acontecerá nos próximos três anos em Lisboa.

Para o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio, Otakar Svacina, que participou de uma missão internacional a convite do governo português, existe total sinergia entre os segmentos econômicos alvo dos programas de fomento no Brasil e Portugal, que hoje são respectivamente Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

A assinatura do protocolo faz parte de uma missão empresarial do Governo Português que irá durar dois dias, começando na segunda (26) e finalizando na terça-feira (27). Os portugueses também visitarão o espaço de coworking do Startup Rio, o Parque Tecnológico UFRJ e à Incubadora da PUC-RIO. Consta na agenda ainda um encontro com empresas nacionais presentes no Rio, com presença da Consulesa Adjunta de Portugal no Rio de Janeiro, Susana Audi.