ASSINE
search button

OCDE eleva previsões de crescimento mundial mas alerta contra protecionismo

De acordo com a organização, Brasil crescerá 2,2% neste ano e 2,4% em 2019

Compartilhar

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou suas previsões de crescimento da economia mundial em 2018 e 2019, mas fez uma advertência contra o aumento do protecionismo, que afetaria o crescimento e o emprego.

"O crescimento é estável ou melhora na maioria dos países do G20", afirmou em Paris o diretor interino da OCDE, Alvaro Pereira.

"Neste contexto, acreditamos que é importante evitar uma escalada das tensões comerciais", completou Pereira, em referências às dúvidas provocadas pelo anúncio do presidente americano Donald Trump de adotar tarifas pesadas para as importações de aço e alumínio. 

De acordo com a OCDE, a economia mundial vai acelerar o crescimento a 3,9% este ano e em 2019. "Acreditamos que a economia mundial está saindo finalmente da crise financeira", disse Pereira.

A organização é particularmente otimista a respeito do crescimento econômico dos Estados Unidos, onde as medidas fiscais "poderiam contribuir entre 0,5 e 0,75 ponto adicional ao crescimento do PIB em 2018 e 2019" .

A OCDE também elevou as previsões de crescimento para o Brasil, Argentina e México. De acordo com a organização que reúne 35 países membros, o Brasil crescerá 2,2% este ano e 2,4% em 2019.

O México deve progredir 2,5% este ano, enquanto a economia da Argentina vai avançar 3,2% em 2018 e 2019.