ASSINE
search button

Vila Vintém é a grande campeã do Atletas da Rua

Olimpíada entre favelas, promovida pela CUFA, teve mais de 500 pessoas, no Parque Olímpico

Compartilhar

Com a presença de mais de 500 pessoas no Parque Olímpico da Barra, a Vila Vintém foi a grande campeã do Atletas da Rua 2017, Olimpíada entre favelas, promovida pela Central Única das Favelas (CUFA), e produzida pela InFavela. A favela vencedora terminou com 154 pontos na classificação geral, depois de um longo dia de competições, no último sábado, dia 16 de dezembro. O Complexo do Alemão terminou em segundo lugar, com 149 pontos, o Muquiço em terceiro, com 130 pontos, e a favela de Jardim Bangu em quarto, com 127 pontos.

O evento, que contou com a participação de oito favelas, teve disputas de atletismo, dança e pau na lata, no último sábado dia 16 de dezembro. O primeiro lugar de cada prova ganhou 50 pontos, o segundo 25, o terceiro 12 e o quarto lugar levava dois pontos para a sua favela.

A atividade começou com uma demonstração do grupo de karatê do projeto social da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Campinho, comandada pelo Mestre Gilkan. Depois foi a vez da equipe de bocha paraolímpica da Associação dos Amigos Deficientes Físicos (AADEF).

O pau na lata ou taco deu início às competições. Depois de algumas partidas disputadas, entre duplas mistas de 12 a 17 anos, Henrique Ferreira e Miguel Martins, da favela do Sapo de Camará, ganharam a medalha de ouro depois de derrotarem Joison Martins e Wanderson, do Complexo do Alemão, que levaram a medalha de prata para a favela da Zona Norte. A dupla que representou a Vila Aliança recebeu o bronze e a que competiu pela Vila Aliança ficou com a medalha de latão, completando o pódio da primeira modalidade disputada.

O evento seguiu com o atletismo, modalidade que foi preponderante para vitória da Vila Vintém. Entre provas masculinas e femininas, a favela da Zona Oeste ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e outras duas de latão, disparando na classificação geral.

“É muito emocionante levar esse ouro para minha comunidade, com tanta gente torcendo por mim, e ter ajudado a Vintém ser a melhor favela de todo o Atletas da Rua”, disse o jovem Luiz Felipe, que ficou em primeiro lugar na categoria masculina, entre 12 e 13 anos.

Para fechar as atividades, foi disputada a batalha do passinho, onde 4 jurados selecionaram os melhores dançarinos, que levaram o público ao delírio nas arquibancadas da Arena de Tênis. Daniel Machado, do Complexo do Alemão, e Yasmin Silva, da Vila Aliança, foram os que tiveram a melhor performance e receberam a medalha dourada.

“Mais do que empolgar a galera, o mais importante foi trazer essa medalha de ouro para a minha comunidade. Foi incrível poder competir me divertindo”, disse Yasmin Silva campeão da dança pela Vila Vintém.

Confira a classificação geral do Atletas da Rua 2017

1º - Vila Vintém

2º - Complexo do Alemão

3º - Muquiço

4º - Jardim Bangu

5º - Vila Aliança

6º - Sapo de Camará

7º - Vila Kennedy

8º - Barbante de Campo Grande