ASSINE
search button

Dragão Fashion Brasil: Lindebergue Fernandes faz ótimo desfile político

Modelos pintaram o rosto como palhaços, falando de um país “instável, dividido”

Compartilhar

Todo o processo de Lindebergue Fernandes para entregar seu “cangaço de asfalto lírico” começou com Virgulino Ferreira da Silva, conhecido pela alcunha de Lampião, o mais bem-sucedido cangaceiro brasileiro. E foi revirando o baú do figurão nordestino que Lindebergue descobriu que o dono da espingarda mais temida do sertão se inspirava em Napoleão Bonaparte, o imperador francês que, após tocar o terror para aplicar um golpe de estado, acabou exilado. E foi esse perfume que startou toda a coleção. 

E aí começa a esperteza do estilista. Temendo cair no mais do mesmo, já que o figurino de ambas personalidades são muito célebres, Lindebergue então apenas deixou Lampião e Napoleão em espírito na catwalk. Ótima sacada. Utilizando do palco de resistência e de luta que o cangaço sedimentou, o estilista linkou com os tempos atuais, onde, segundo o próprio, o país está com os “nervos expostos, instável, dividido”. Para tanto, entourage se pintou como palhaço enquanto, ao fundo, surgiram dizeres como “cidadão”, “futuro”, “torto” e “fé”. 

Até uma bandeira branca, de paz, deu as caras no fim. “É uma reflexão. Não quero levantar nenhuma bandeira, citar nenhum partido. A cara de palhaço está lá, porque é a cara da gente”, nos explicou. Daí foi ladeira acima. Todo o perfume do conceito – para entregar um streetwear de responsa – refletiu em um oversized comercial, sarjas, rigidez na silhueta (com um quê de militarismo), bordados de pedrarias e neoprone. Porque precisamos de ordem e progresso, mas com charme, por favor.

[email protected]