ASSINE
search button

Vem saber os destaques do Inspiramais, o verdadeiro oráculo da moda brasileira...

Evento acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo. A coluna vai!

Compartilhar

Insider que somos, ainda mais quando o assunto é moda, já estamos acompanhando tudo o que vai rolar na 15ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes que é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O evento, que irá ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, vai apresentar as inovações, inspirações e antecipar as tendências que acompanharemos no Verão 2018. 

É isso mesmo que você leu. O cenário da moda já está sendo estudado e preparado com mais de um ano de antecedência. E, como adiantou Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e responsável por toda essa engrenagem impressionante do universo fashion, as expectativas são boas. “O Verão 2018 está intenso e cheio de surpresas. A missão do Conexão Inspiramais é dar continuidade ao ciclo que iniciamos com o Fórum de Inspirações, que semestralmente roda o Brasil disseminando informações e inspirações, até o momento que desembarcamos no Salão Inspiramais”, destacou.

Mas, enquanto não viajamos para acompanhar mais uma edição do Inspiramais in loco, adiantamos por aqui o que será destaque no salão. Nesta edição, o evento irá apresentar mais de 900 novas matérias-primas que prometem dominar o próximo verão. O salão de inovações também calcula superar os mais de dois milhões de dólares em negócios da última edição do evento que é o único Salão de Design e Inovações da América Latina. Que incrível!

Por ser exclusivo e referência no cenário da moda, o Inspiramais irá receber compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa em uma tentativa de integrar as cadeias de confecção e calçadista. Na prática, o público do evento, que tem como principal objetivo antecipar pesquisas, referências e matérias-primas de temporadas futuras para que os fabricantes possam se preparar, é composto pelos profissionais de indústria da moda brasileira de diversas áreas, tais como calçadistas, acessórios, couro, têxtil, joalheria, móveis, artefatos etc.

Como destacou Milton Killing, presidente da Assintecal, a iniciativa tem a missão de ser o primeiro contato entre o presente e o futuro. “O Inspiramais é o centro de negócios do setor de moda e design que envolve setores como calçados, bolsas, acessórios e confecções. É o momento em que os fabricantes interessados em moda e em bons negócios têm o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes para a próxima estação”, explicou o presidente da associação.

Para isso, o Salão de Design e Inovação de Componentes supre uma necessidade deixada na cadeia produtiva: o setor de confecção. Nesta edição, o evento amplia seus horizontes e passa a receber empresas têxteis e de confecção para que possam participar desta engrenagem da economia fashion brasileira. Em um espaço exclusivo destinado a esse público, seis estúdios de estamparia irão participar do evento pelo projeto +Estampa. A iniciativa deste movimento foi consequência da transformadora parceria da Assintecal, responsável e realizadora do Inspiramais, com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), que, juntas, desenvolveram projetos que buscam fortalecer e beneficiar a indústria da moda. Assim, as associações unem dois diferentes setores fundamentais para manter a economia ativa: os componentes e o têxtil.

Outro assunto que será, mais uma vez, destaque nesta edição do Inspiramais é a sustentabilidade. Muito mais que uma tendência fashion, a preocupação com o meio ambiente é uma realidade que precisa estar presente nos meios de produção e na ideologia dos compradores. Para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade no cenário da moda mundial, o Salão de Design e Inovação de Componentes apresenta diversos palestrantes especializados no assunto.

Entre os profissionais da área que terão a missão de explicar e conscientizar as pessoas da importância deste assunto, estão: Victor Barbieratto, designer e consultor da Assintecal, Cristiano Bronzatto, diretor criativo da Louloux, Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Linda Pienis, consultora do Instituto by Brasil, Guilherme Brammer, CEO da WiseWaste, André Carvalhal, publicitário e jornalista, Chiara Gadaleta, estilista, Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal, Flávia Vanelli, designer e consultora da Assintecal, Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS, Álvaro Flores, coordenador do CSCB e Rozalia Delglaudio, da C&A.

Como exemplos de projetos que ganham novos rumos a partir de iniciativas sustentáveis estão o Mix by Brasil, o Origem Sustentável, o Eco Design e o Saberes Manuais. Em comum, eles têm a natureza como estrela de produtos de design ou razão para novas formas de pensar. O Mix by Brasil, por exemplo, é um projeto capitaneado pelo estilista Jefferson de Assis que apresenta a tradição e a cultura nacional como matéria-prima luxuosa e artesanal. Nesta iniciativa, o designer apresenta as tramas feitas à mão no Rio Grande do Sul, o macramê e o artesanato afro de São Paulo e o manuseio de fibras de madeira no Acre como atributos de moda e sustentabilidade que geram artigos lindíssimos para o Verão 2018.

Outro projeto super interessante é o Eco Design, que tem consultoria da estilista e designer Isabela Capeto. Neste projeto, as empresas reaproveitam modelagens, produtos e materiais de coleções anteriores, reduzindo assim a quantidade de resíduos e desperdícios no meio ambiente. “Estamos transformando o que a gente já desenvolveu em peças novas. Pegamos o que já fizemos nos projetos anteriores e damos uma cara nova para esse desenvolvimento se transformar em outra coisa, ter outro sentido. Estamos 100% sustentáveis”, disse Isabela Capeto.

O Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, segunda e terça-feira, no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, em São Paulo. O evento fica aberto ao público das 9h às 19h e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.inspiramais.com.br. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Cipatex, York, Brisa Intexco, Colorgraf, Bertex, Altero, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Wolfstore, Sappi Dinaco, Diamond, Sultêxtil e Havir. O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Prefeitura de São Paulo e Global Fair. A parceria é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A promoção é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).