ASSINE
search button

Prestes a tirar período sabático, Vera Holtz fala de sua relação com a morte: "Sem medo"

A atriz, que acaba de perder uma irmã, decidiu dar atenção à outro lado da vida

Compartilhar

Prestes a completar 65 anos, Vera Holtz quer tirar um tempo para si. Depois do sucesso de Magnólia em "A lei do amor", da Globo, a atriz deu uma pauta na carreira e, agora, se prepara para um período sabático afastada do trabalho. "Perdi uma irmã faz três semanas e isso foi um baque muito grande. O falecimento da minha irmã Teresa foi um alerta para pensar um pouco diferente na vida, ficar mais perto dos amigos, família. Trabalhando também, sem dúvidas, mas aproveitando um lado da vida que, às vezes, acabamos abrindo mão", analisou ela, que não tem medo da morte. "É a única verdade que temos. Desde que você nasce, a vida é um grande tempo de espera. Já estou com 65 anos, não posso negar que estou no momento de espera um pouco mais tranquilo. Mas eu encarto a morte com naturalidade. Talvez por vir de uma família de pessoas que viveram muito, faleceram com idades avançadas. Consegui ter o privilégio de entender de forma muito humana o ciclo da vida, o tempo que as pessoas tem, que querem viver, e que não querem mais viver. Então eu realmente tenho uma relação tranquila com a morte", disse. 

No período sabático, Vera pretende viajar. "Vou ficar parada este semestre e viajar um pouco porque se eu não fizer isso, não paro. No último ano sabático produzi quatro filmes, um documentário, dirigi e fiz uma peça... Dessa vez, tenho que blindar a agenda e conhecer o Japão, que não fui ainda. Vou fazer uma viagem com as minhas irmãs e depois talvez voltar para a Índia", adiantou. Mas o que será que motiva uma atriz tão realizada na profissão e querida - por fãs e colegas - a tirar um tempo para si? "Temos uma multiplicidade de identidades. Me falta cuidar de outras. A atriz está realizada, feliz, mas as identidades irmã, amiga, cidadã do mundo, também exigem de mim um comportamento. Até mesmo uma mais esotéria, reflexiva", explicou. 

Chamando atenção pela beleza, ela, que emagreceu cerca de 15 quilos, contou que tem gostado de se cuidar. "Venho fazendo dieta há bastante tempo com um endocrinologista. Emagrecimento lento, gradual e contínuo. Emagrecer é um negócio com a alimentação, business mesmo. Comeu hoje, não come amanhã. É a matemática do dia a dia. Sempre fui honesta comigo mesma nesse sentido, sempre tentei viver de acordo com a minha idade, nunca briguei comigo por estar gorda, por nada. Tenho muita motivação e pouca expectativa. Vivo o hoje. O futuro é hoje e o passado também".