ASSINE
search button

Zeladoria da cidade

Compartilhar

A partir da segunda quinzena de abril, o aplicativo Taxi.Rio, espécie de versão carioca de serviços tipo Uber ou Cabify ganhará uma nova e importante função. Por meio de ícones simples os taxistas poderão informar à Prefeitura  problemas que flagrarem na cidade, como queda de árvore, buraco na rua ou até um assalto. Ao identificar o problema, o motorista só precisa tocar no ícone. Dependendo da situação, o Centro de Operação (COR) será acionado para uma ação imediata. Se for algo que necessite maior planejamento, a notificação irá para a equipe do 1746, que distribuirá a demanda para a secretaria correspondente. Já estão cadastrados 16 mil taxistas. “Essa função é um desejo antigo do prefeito Crivella para que o taxista seja um parceiro na zeladoria da cidade”, afirmou Fábio Pimentel, presidente do Iplan Rio, órgão que desenvolveu o aplicativo. A função de zeladoria do aplicativo será restrita aos taxistas.

Voz rouca das ruas 

É bem verdade que desde o fim da Ditadura quase todos os ocupantes do Planalto foram “enxotados” do cargo por palavras de ordem em manifestações. Mas durante o show de Caetano Veloso anteontem, no Parque Lage, talvez pela primeira vez a rapaziada buscou enxotar o atual presidente e um ex. Entre os gritos de “Fora Temer” não foram poucos os gritos. até então inéditos, de “Fora Lula”.

A rigor seria isso 

O acorde dissonante do show do Parque Lage veio do deputado André Lazoaroni. Ele tentava convencer alguns estudantes que o show era beneficente e não um protesto contra  a execução de Marielle. Até tinha razão, mas o momento não era o mais adequado. Para dizer o mínimo.

Entre talheres 

No giro que fez essa semana em Campinas, Eduardo Paes foi visto almoçando com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP)  Carlos é um dos parlamentares que mais tem pressionado o governador Geraldo Alckmin  para aceitar o retorno do ex-prefeito ao ninho tucano.

Chanceler 

O PT bateu o martelo e para acabar com as especulações marcou para o dia 2 de abril o lançamento oficial da candidatura de Celso Amorim ao governo. “Queremos fazer do lançamento uma grande festa, talvez no Circo Voador”, diz o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice, “Celso é um nome hoje que transcende o PT”.

Millennials 

A Harper Collins lança em abril “Sangue, suor e pixels”,  do jornalista americano Jason Schreider, que é um best seller nos EUA. O livro é resultado de uma pesquisa sobre o mundo dos negócios por trás de games como Uncharted 4 ou Diablo III. O autor mostra que a logística criativa e as técnicas envolvidas na criação dos jogos são muitas vezes mais complexas que os próprios videogames. O mercado de games, como se sabe, já fatura mais do que a indústria do cinema e da música, juntas.

Sujou geral 

A turma da Operação Lei Seca estuda a implantação de um “drogômetro”, para identificar uso de maconha e cocaína entre outras substâncias. 

Se vira nos 30 

Edinho, frentista querido pela rapaziada que frequenta a Rua Bambina, em Botafogo, sofisticou seus serviços. Colocou um cartaz enorme na rua informando que agora, além de cuidar do carro, ele lava e aspira o veículo. Em tempos de crise é preciso mesmo  improvisar.

LANCE LIVRE

• O Museu de Arte do Rio ganhou um novo parceiro: o BNY Mellon. O Rio Design Barra prepara uma mudança em seu mix de lojas com foco em maquiagem, vestuário e esportes.  Ana Cristina Von Jess lança  dia 27, na Argumento, “Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber”. 

Com Bernardo de la Peña