ASSINE
search button

O futuro do país

Compartilhar

Nada menos que 35% dos jovens cariocas entre 16 e 24 anos cogitam votar em Jair Bolsonaro nas eleições de outubro. O detalhe passou quase despercebido em meio à pesquisa sobre intenções de voto para Presidência da República publicada semana passada pelo JORNAL DO BRASIL. E quem são esses jovens? “É uma geração sem perspectivas, assustada com o fim dos empregos”, diz a professora de Ciências Políticas da Uni-Rio, Clarisse Gurgel. “Diante desse quadro de desmonte do Estado e dos ataques ao funcionalismo enxerga em Bolsonaro um resquício de alguma perspectiva de estabilidade. E isso se dá principalmente entre os mais pobres que só percebem oportunidades no Poder Judiciário e seus braços mais explícitos como as polícias ou o Exército”. Para Clarisse, essa compreensão independe de classe social. “à exceção dos muito ricos, a classe média alta brasileira é oriunda dessa tradição de busca por uma carreira estável”. A juventude foi protagonista de inúmeras transformações culturais e comportamentais nas últimas décadas. Agora, pelo visto, está sentindo que vai doer no bolso.

O poder da grana 

Quem está bonito na foto é o deputado Leonardo Picciani. Enquanto a oposição bate cabeça, ele negociou com a direção nacional do MDB para receber do fundo partidário o equivalente aos 10 deputados federais que o partido tinha na última eleição, e não os três aos quais ficou restrito. Isso significará uma injeção de quase R$ 15 milhões nas campanhas dos deputados do MDB. Sai de baixo!

Acorda, Paschoal! 

A pesquisa do JORNAL DO BRASIL que apontou Cesar Maia como segundo colocado na disputa para o Senado animou o DEM. “Me surpreendeu o tamanho do Cesar”, diz o deputado Pedro Paulo. “Em nossas pesquisas não estava tão nítido o destaque dele em relação aos demais candidatos”. O DEM agora pegará pesado para convencer o ex-alcaide a sair da Câmara e ir à luta.

Bola fora 

Curioso é o anúncio do Ministério do Trabalho para uma audiência pública  sobre acessibilidade e inclusão de portadores de deficiências. O cartaz mostra um montão de gente formando o tradicional símbolo de reserva para portadores de deficiências. Só que todos são brancos e não há nem um cadeirantezinho pra contar história.

Candidato CDF 

Indio da Costa conta que tem estudado diagnósticos e soluções para o estado com quem sabe fazer. Semana passada foi ao Insper em São Paulo, instituto referência em administração e economia. Quinta-feira conversou com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung e ainda teve tempo de ouvir uma análise da ex-secretária de Fazenda de Góias, Ana Carla, sobre como ela pôs os pingos nos is nas finanças de lá. Ufa!

Orgulho nacional 

Renato Cotta, professor da Coppe, receberá em outubro o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA). O reconhecimento vem em função das pesquisas do cientista sobre uma técnica de revestimento para impedir o congelamento do Pitot de uma aeronave, principal causa da queda do avião da Air France, em 2009, que vitimou 228 pessoas.

Pet Alerj 

Os bichos estarão soltos esta semana na Assembléia. Suas excelências debaterão cinco projetos, um para cada dia da semana, relacionados a questões de cães e gatos domésticos. Serão temas excitantes. Há desde projeto que proíbe a eutanásia até um sobre regulamentação do registro do seu cachorrinho.

Sem sair de casa 

E o que você está fazendo aí sentado que não correu para fazer a sua assinatura, do nosso JORNAL DO BRASIL. Mais informações aqui em www.jb.com.br.

__________

LANCE LIVRE

O Istituto Europeo di Design receberá no dia 22, às 19h, a bailarina Ana Botafogo para a palestra “Vida de Bailarina”.