ASSINE
search button

Fake news

Compartilhar

Em ano eleitoral vale tudo. Ontem, o deputado federal Alexandre Valle (PR) formalizou denúncia na Polícia Federal como vítima de Fake News. O primeiro ataque veio por meio de perfis falsos que circularam entre seus eleitores acusando-o de ser responsável pelo cancelamento da “Expo Itaguaí 2018”, um evento importante no calendário local. Injuriado, Alexandre desmentiu a informação com um vídeo no qual desancava o atual prefeito da cidade, Charlinho, do (P) MDB por, entre outras, ter viajado até a Rússia para curtir a Copa enquanto o município enfrenta grave crise. Na sequência, o parlamentar foi surpreendido com a divulgação de uma conversa falsa entre ele e a sindicalista Chris Berardo - montada pelo aplicativo Fake Chat, que reproduz mensagens de Whatsapp. Na troca de mensagens ele aparece oferecendo dinheiro à Christina para organizar uma manifestação contra Charlinho. “São manifestações grotescas, realizadas com o objetivo de me prejudicar”, diz Valle, que na queixa junto à PF afirma ter identificado o IPS de um computador da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itaguaí como autor de um dos disparos. O segundo semestre promete...

Isso vai longe...

Mente quem diz que será breve a crise do Bispo Marcelo Crivella. Advogado especializado em Direito Eleitoral, Luiz Paulo Viveiros de Castro, lembra que uma questão de ordem técnica impede que uma nova eleição para prefeito do Rio seja realizada antes de julho do ano que vem. 

Quarentena de urna 

É que se o processo durar mesmo 90 dias e novas eleições forem convocadas, elas não poderão ser realizadas por falta de urnas. “Passadas as eleições as urnas eletrônicas ficam lacradas por no mínimo seis meses”, explica Luiz Paulo. “Na eventualidade de algum recurso. Afinal não há registros em papel, apenas as informações contidas nessas urnas”.

Calabresa com aliche 

Nada acontece por acaso. Ontem, dia em que foi dada entrada no requerimento para a convocação extraordinária da Câmara Municipal é conhecido por ser uma data especial: celebra-se o Dia da Pizza. 

PT sendo PT 

O presidente do PT do Rio, Washington Quaquá, o Enver Hoxha de Maricá, divulgou ontem vídeo dizendo-se contra o impeachment do Bispo Marcelo Crivella.

Me inclui fora dessa 

Apesar das suspeitas do entorno do Bispo Crivella, a vereadora Rosa Fernandes afirma veementemente que não teve participação no vazamento da reunião com os pastores. “Sequer faço parte desse grupo”, diz Rosa. “E, pra mim, quanto mais distante dele, melhor”. 

Rio Antigo 

A Associação de Moradores da Lauro Muller (Alma) lançou campanha para criar um marco na chaminé de 20 metros que empresta ainda mais charme àquele aprazível recanto da cidade. Acredita-se que ela teria sido construída no início do século XIX como parte de uma fábrica de explosivos e teria túneis secretos de ligação até Copacabana. Quem puder ajudar com fotos ou informações, basta procurar a Alma.

Mas os juros... 

Com a eliminação do Brasil na Copa, o Itaú lançou uma nova ação nas TVs e redes sociais. Com o mote “o sentimento nunca vai mudar”, o banco reiterou seu apoio ao escrete canarinho o qual, lembra a peça, patrocina desde 2006. O último título do Brasil foi em 2002. Bando de banqueiro pé frio!

-------------

LANCE LIVRE

• O grupo Os Camaleões, formado por Claufe Rodrigues, Luiz Petry e Pedro Bial se reunirá amanhã no Sesc Copacabana, com o espetáculo poético “A poesia está muito acima – Tributo aos Camaleões”. A Editora Revan está lançando “Machado de Assis, Criminalista” de Nilo Batista. O livro é resultado de uma pesquisa do autor que observa a inclinação jurídica de Assis em suas obras. Beth Serpa promove hoje almoço de adesão em homenagem à estilista Margaret Padilha, na Casa de Julieta Serpa.