ASSINE
search button

Marcelo Freixo, Pedro Paulo e o tempo na TV

Compartilhar

Analistas observam que, nesta reta final das eleições, os candidatos com pouco tempo na TV vão registrar acentuada queda nas intenções de voto. Eles citam como exemplo o candidato do Psol no Rio, Marcelo Freixo, que tem 11 segundos, em contraponto com o candidato do PMDB, Pedro Paulo, que tem três minutos e 30 segundos. Para os analistas, estes, com mais tempo, tendem a crescer.

De acordo com as últimas pesquisas, Freixo e Pedro Paulo estão empatados, com 9% das intenções de voto.

A diferença, no caso dos dois, está justamente nos índices de rejeição. Pedro Paulo lidera o ranking no Rio de Janeiro com 36%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no último dia 14. Marcelo Freixo aparece em 7º, com 18%.

Faltou aos analistas que fizeram a observação sobre as tendências baseadas no tempo de TV levar em conta também esses índices. Um eleitor só pode rejeitar algo que ele já conhece. Se Pedro Paulo é o candidato com maior rejeição, quanto mais tempo ele aparecer na televisão, maior será a proporção de sua rejeição. Assim como Pedro Paulo, Freixo também é bem conhecido no Rio de Janeiro. E tem um índice de rejeição bem menor. Portanto, será pouco provável que o pouco tempo na TV tire seus votos.