ASSINE
search button

MBL faz carreirismo na política e prepara candidaturas para 2018

Compartilhar

Surgido na esteira oportunista das manifestações de 2013 como movimento anti-petista e supostamente sem intenção de concorrer às eleições, o MBL (Movimento Brasil Livre) acelera no agora declarado carreirismo político. 

Nos intervalos de uma agenda que inclui palestras dentro e fora do Brasil, a figura máxima do MBL, Kim Kataguiri, se prepara para lançar sua candidatura à Câmara dos Deputados nas eleições de 2018, conforme noticia a Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (26).

Atualmente, o integrante do MBL, que ainda não é considerado um partido político pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com maior projeção no âmbito da política institucionalizada é o vereador Fernando Holiday, filiado ao DEM de São Paulo. Chama atenção a pauta do parlamentar. Negro e gay, ele se declara de direita, contra o movimento negro, inclusive contra as cotas raciais, e contra o movimento LGBT.

A reportagem da Folha também aborda as possíveis candidaturas no espectro da esquerda. A ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) Carina Vitral será candidata a deputada estadual pelo PCdoB, partido ao qual ela é filiada desde 2007. Carina ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Santos, com 6% dos votos, atrás do prefeito Alexandre Barbosa (PSDB), que teve 77% dos votos.