Bush se retira de sessão da Cúpula da Otan antes do fim
Agência EFE
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, parecia ter uma pressa especial para que se chegasse ao fim da cúpula da Otan que ocorre em Bucareste, pois nesta quinta-feira, pela segunda vez em dois dias, deixou a reunião sobre o Afeganistão antes do final da sessão.
Os países membros da Otan participavam de uma sessão dedicada ao Afeganistão, que começou às duas horas tarde (horário local) e se prolongava mais do que o previsto, quando Bush surpreendeu a todos se levantando e saindo.
Bush foi tão rápido ao se retirar que deixou para trás parte de sua comitiva, incluindo o grupo de jornalistas que o acompanha a todas partes.
A secretária de Estado, Condoleezza Rice, desculpou-se por ele: "O presidente esteve no evento o dia todo, e escutou todo mundo'.
Outros líderes, explicou, entravam e saíam mas Bush 'já estava ali o dia todo, e tinha que se preparar para os atos da noite', que incluem um jantar de gala e um evento cultural.
O secretário de Defesa, Robert Gates, tomou o bastão e assumiu a representação de Bush, permanecendo até o final da reunião.
A 'fuga repentina' do presidente dos EUA já é a segunda em dois dias.
Na quarta-feira, em entrevista coletiva junto a seu colega da Romênia, Traian Basescu, em uma praia do Mar Negro, uma jornalista perguntou sobre isenções de vistos aos turistas romenos, algo de grande interesse nesse país.
Bush respondeu à pergunta e concluiu com um 'muito obrigado', frase que emprega quando dá por terminada uma entrevista coletiva.
- Preparado para dar um passeio pela orla? - perguntou a seu colega em seguida, enquanto abandonava a tribuna de onde tinha falado.
- Só um momento - respondeu Basescu, ao que Bush não viu outra alternativa que voltar à sua tribuna.
